Brexit: Escócia ameaça sair do Reino Unido

A Inglaterra tem mais um problema em mãos: a Escócia votou para ficar na UE, mas vai ter de sair. Agora ameaça sair do Reino Unido se não estiver garantido o acesso ao mercado único europeu.

A primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon quer que o país fique no mercado único europeu. Se o Reino Unido sair da União Europeia e não conseguir negociar esse acesso, então a Escócia optará por um novo referendo sobre a separação do Reino Unido, avança a Bloomberg. No início deste mês, o secretário de Estado responsável pelo Brexit garantiu que a manutenção no mercado único corresponde à vontade do Governo inglês.

Nicola Sturgeon e Jean-Claude Juncker.
Nicola Sturgeon e Jean-Claude Juncker.© European Union , 2016 / EC - Audiovisual Service / Fotografia: Etienne Ansotte

A pressão passa assim para o lado de Theresa May, a primeira-ministra inglesa, que já prometeu iniciar o processo de saída no início de 2017. Do seu lado, Sturgeon tem o facto de os eleitores escoceses terem escolhido ficar na União Europeia no referendo de junho, o chamado Brexit. A primeira-ministra da Escócia diz que May tem duas hipóteses: mostra “boa vontade” ou enfrentará um novo referendo para a independência.

Continua a ser a minha visão, e do Governo que eu lidero, que a melhor opção para a Escócia é a adesão plena à União Europeia como um Estado-membro independente.

Nicola Sturgeon

Primeira-ministra escocesa

Num artigo publicado este domingo no Financial Times, Nicola Sturgeon afirmou que uma possível desintegração do Reino Unido com a saída da Escócia continua a ser uma opção para “salvaguardar o status europeu” dos escoceses. “Continua a ser a minha visão, e do Governo que eu lidero, que a melhor opção para a Escócia é a adesão plena à União Europeia como um Estado-membro independente”, referiu a primeira-ministra escocesa.

Sturgeon quer que todo o Reino Unido continua a fazer parte do mercado único, sem tarifas adicionais para o comércio entre países e com a liberdade para os bancos movimentarem-se no bloco dos 28 Estados-membros. Em perigo, garante a primeira-ministra escocesa, estão 80 mil postos de trabalho que seriam eliminados caso a Escócia abandone o mercado único.

O ultimato da Escócia é outro fator de pressão para o Governo londrino que já querer negociar primeiro com os escoceses, a Irlanda e o País de Gales antes de travar negociações na Europa.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: Escócia ameaça sair do Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião