Brexit: May não abdica de mercado único europeu

O secretário de Estado de Theresa May responsável pelo Brexit afirmou que o Reino Unido quer permanecer no mercado único europeu. David Davis falou em contribuição para a UE como contrapartida.

O responsável pelo processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), David Davis, assegurou esta quinta-feira que o Governo inglês está disposto a contribuir para a UE para ter o melhor acesso possível ao mercado único europeu. Contudo, Davis não referiu especificamente se esses contributos seriam pagamentos monetários para o orçamento anual dos Estados-membros.

O secretário de Estado do Brexit, citado pela Bloomberg, referiu que “o principal critério aqui [neste processo] é nós termos o melhor acesso possível aos bens e serviços do mercado europeu”. Foi esta a resposta de David Davis depois de confrontados pelos deputados sobre a possibilidade de o Reino Unido vir a contribuir para a UE de modo a ter acesso ao mercado único livre de tarifas.

O principal critério aqui [neste processo] é nós termos o melhor acesso possível aos bens e serviços do mercado europeu.

David Davis

Secretário de Estado para o Brexit

Essa é, aliás, uma prioridade. O Governo inglês quer garantir que as empresas britânicas consigam continuar a transacionar os bens e serviços sem impedimentos do lado da Europa. É também essa a vontade dos investidores, banqueiros, empresários e dos mercados que reagiram de forma positiva às palavras de David Davis. A libra está a entrar no mês de dezembro a valorizar 1,16% face ao dólar.

Apesar de não indicar de que forma é que esse contributo para a União Europeia pode vir a materializar-se, David Davis garantiu que o objetivo principal do seu mandato é assegurar que os deputados britânicos e os membros do Governo britânico, mais do que os políticos da União Europeia, têm a palavra final sobre como é gasto o dinheiro dos impostos dos contribuintes.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: May não abdica de mercado único europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião