5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

A banca italiana deverá estar no centro das atenções dos investidores no dia em que em que em Portugal serão conhecidos novos dados sobre a evolução da dívida pública nacional.

Do rumo da dívida pública portuguesa aos dados sobre o crescimento económico, passando pela reação dos títulos da banca à luz verde dada ao governo italiano pelo Parlamento para avançar com o fundo de apoio à banca, há muitos temas que deverão centrar as atenções dos investidores nesta quinta-feira. Em Portugal, também é dia do primeiro-ministro ir ao Parlamento português prestar contas aos deputados no habitual debate quinzenal.

Como vai a dívida pública nacional?

O Banco de Portugal divulga esta quinta-feira o boletim estatístico relativo ao mês de dezembro. Muitos dos dados incluídos neste documento já foram divulgados. A atenção dos investidores deverá estar centrada nos números sobre a evolução da dívida pública portuguesa e da cedência de liquidez do BCE ao mercado português. O mesmo documento da entidade liderada por Carlos Costa publica também dados sobre a evolução dos montantes dos certificados de aforro e do Tesouro que estavam nas mãos dos aforradores portugueses em novembro.

Costa vai ao Parlamento

Após a promulgação do Orçamento do Estado para 2017 nesta quarta-feira, o primeiro-ministro português segue amanhã para o Parlamento para o debate quinzenal, ocasião em que os deputados terão oportunidade de questionar António Costa não só sobre as contas do orçamento, como de dossiers quentes, onde se incluem a Caixa Geral de Depósitos e a sua nova administração, bem como a venda do Novo Banco e o apoio aos lesados do BES.

BCE divulga boletim económico

A entidade liderada por Mario Draghi divulga o relatório económico relativo ao mês de dezembro. Este documento oferece informações relativamente aos interesses do mercado monetário, bem como perspetivas de crescimento, tendências de poupança e diversos problemas económicos do espaço do Euro. O relatório é apresentado mensalmente, sete dias após a decisão da taxa de juro. A reunião aconteceu a 8 de dezembro, tendo sido decidida a manutenção da taxa de juro de referência no mínimo histórico de 0%, enquanto o programa de compra de ativos foi estendido até ao final de 2017, apesar do montante mensal de aquisições ter sido cortado de 80 mil milhões para 60 mil milhões a partir de março do próximo ano.

Banca italiana: resgate à vista?

A banca europeia tem estado sob pressão, sobretudo a italiana. Na última sessão, as ações do Monte dei Paschi chegaram a tombar mais de 19%, face aos receios de que o banco venha a ser resgatado. O título acabou por terminar o dia a perder 12%, depois de o governo italiano ter recebido luz verde do Parlamento para avançar com o fundo que vai servir para apoiar o sistema bancário do país. A dívida pública italiana vai, assim, aumentar em 20 mil milhões de euros, o montante que irá constituir este fundo e que será usado para resgatar bancos como o Monte dei Paschi e outras instituições também em risco de ficar sem liquidez. Os investidores prometem estar atentos ao rumo dos títulos do mais antigo banco do mundo nesta sessão.

Como vai a saúde da economia dos EUA?

Esta quinta-feira serão conhecidos os dados sobre o crescimento da maior economia do mundo no terceiro trimestre do ano. A média das estimativas dos economistas apontam para que entre julho e setembro, o PIB dos EUA tenha crescido a uma taxa anual de 3,3%. No mês passado, a leitura tinha sido colocada nos 3,2%, acima da estimativa anterior de 2,9%. Ou seja, um sinal que reforça a recuperação da economia norte-americana. Nos EUA também serão divulgados dados semanais sobre os pedidos de subsídio de desemprego.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião