Lesados do Banif manifestam-se na AR

  • Margarida Peixoto
  • 21 Dezembro 2016

Um ano depois da resolução do banco, a associação de lesados do Banif foi ao Parlamento para chamar a atenção para o seu problema.

Um ano depois da resolução do Banif — que implicou a divisão do banco em dois e a venda de parte do negócio ao Santander — os lesados do banco da Madeira foram manifestar-se à Assembleia da República. “Queremos alertar para a nossa situação”, diz Horácio Melo, um dos membros da associação, ao ECO.

Algumas dezenas de pessoas, vestidas de camisola negra, onde se lê “Lesados / Banif / Santander Totta / 1 ano” tentaram esta quarta-feira aceder às galerias do plenário da Assembleia da República para chamar a atenção para o seu caso. “Faz hoje um ano que o nosso dinheiro desapareceu”, queixou-se Horácio Neto. Em causa, diz, estão mais de 250 milhões de euros de clientes do banco.

Contudo, as intenções da Associação de Lesados do Banif foram goradas. Os manifestantes foram impedidos de entrar com as camisolas vestidas, mesmo tendo garantido que a intenção seria apenas levantarem-se nas galerias, para se fazerem notar.

Apesar de lhes ter sido negada essa possibilidade, Jacinto Silva, o presidente da Associação, entrou com a camisola escondida e vestiu-a já nas galerias do plenário. Levantou-se e exibiu a camisola. Acabou por ser detido pelas autoridades, para ser interrogado, tendo depois saído da Assembleia da República.

Esta semana, António Costa, primeiro-ministro, anunciou que tinha sido encontrada uma solução para os lesados do BES e que os subscritores do papel comercial do Grupo Espírito Santo e do BES começam a receber em maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lesados do Banif manifestam-se na AR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião