Guterres tomou iniciativa e já falou com Trump

Foi o português quem decidiu ligar a Donald Trump. A conversa, segundo o porta-voz da ONU, foi sobre as relações futuras das duas entidades.

A ONU revelou esta quarta-feira que António Guterres já falou com Donald Trump ao telefone, depois de a 28 de dezembro ter dito que já tinha existido contactos entre as duas equipas de transição. A conversa baseou-se nas possibilidades das relações entre os Estados Unidos da América e Organização das Nações Unidas nos próximos quatro anos de mandato da nova administração.

De acordo o porta-voz da ONU, Farhan Haq, a iniciativa da ligação telefónica partiu do secretário-geral que iniciou as suas funções esta segunda-feira, dia 2 de janeiro de 2017. Haq afirmou ainda aos jornalistas, em Nova Iorque, na sede da organização, que Guterres e Trump mantiveram um diálogo positivo sobre as relações entre a ONU e os EUA, não revelando mais pormenores sobre no que concordam ou não.

Em discussão estiveram as “várias hipóteses de participação e cooperação entre a Organização das Nações Unidas e os Estados Unidos da América”. O porta-voz afirmou ainda que é a vontade de António Guterres manter um contacto próximo com o próximo presidente norte-americano. “Terei o maior interesse em visitar Trump assim que for possível”, afirmou em entrevista à SIC, na última semana do ano, garantindo que tudo fará “para trabalhar de forma construtiva com a nova Administração norte-americana”. Donald Trump toma posse a 20 de janeiro.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guterres tomou iniciativa e já falou com Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião