Sabe quantos robôs trabalham para a Amazon?

Uma pista: são muitos. Em 2016, a Amazon praticamente duplicou o número de máquinas que ajudam os trabalhadores nos armazéns de distribuição. Consegue adivinhar o tamanho do exército? Experimente.

Sabe quantos robôs trabalham ao serviço da Amazon? Nós respondemos: o exército da norte-americana do retalho é, atualmente, composto por 45 mil unidades, distribuídas por 20 armazéns. O número foi avançado pelo The Seattle Times e diz respeito ao período desde o dia de Ação de Graças até ao final do ano de 2016. Trata-se de um aumento de 50% em relação ao mesmo período de 2015, quando a empresa tinha 30 mil robôs a operar em conjunto com 230 mil trabalhadores.

Ainda não é possível comparar quantos robôs e humanos trabalham na Amazon de momento — o número de empregados só deverá ser revelado na apresentação de resultados marcada para 26 de janeiro. No entanto, entre o quarto trimestre de 2015 e o terceiro trimestre de 2016, a empresa declarou ter aumentado a força de trabalho em 46% — um valor médio, que não inclui os trabalhadores temporários.

Os trabalhadores da Amazon contam, principalmente, com a ajuda de dois tipos de robôs. Os mais comuns são os Kiva, cor de laranja, capazes de se organizarem em grupos e de deslocarem blocos com encomendas, transportando-os dentro do armazém. Mas a empresa também tem uns robôs, amarelos, que são como um braço mecanizado para agarrar e levantar paletes.

Importa recordar que o uso destes robôs pela Amazon parte da compra da Kiva Systems pela empresa em 2012. É uma firma com sede em Boston, responsável pelo desenvolvimento dos Kiva. E apesar de já marcarem presença nos principais armazéns de distribuição da Amazon, o projeto ainda está em fase experimental. Ou seja, a maior parte do serviço ainda é feito por mãos de carne e osso

…por agora. Porque o fascínio da Amazon pela automatização e pela tecnologia em geral vai ainda mais longe. A empresa de Jeff Bezos tem apostado no desenvolvimento e na investigação tecnológica, sendo o caso mais flagrante o das entregas de encomendas na hora, com recurso a drones. A 14 de dezembro foi notícia que a empresa conseguiu fazer a primeira entrega deste género no Reino Unido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sabe quantos robôs trabalham para a Amazon?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião