Fórum Económico de Davos arranca hoje com PM e ministro da Economia presentes

  • Lusa
  • 17 Janeiro 2017

O Fórum Económico Mundial de Davos decorre entre hoje e sexta-feira na Suíça, reunindo cerca de 3.000 dirigentes económicos e políticos mundiais.

O 47º Fórum Económico Mundial de Davos decorre a partir de hoje e até sexta-feira na Suíça, reunindo cerca de 3.000 dirigentes económicos e políticos mundiais, entre os quais o primeiro-ministro e o ministro da Economia portugueses.

Mais de 40 chefes de Estado, incluindo, pela primeira vez, o Presidente chinês, vão estar juntos na cimeira que dedicará boa parte da discussão às alterações climáticas que o Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, várias vezes desvalorizou.

Entre os nomes portugueses que participam neste fórum mundial, destaque para o primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o banqueiro António Horta Osório.

Fonte do gabinete do ministro da Economia avançou à agência Lusa que Manuel Caldeira Cabral vai participar no fórum entre quarta e sexta-feira, sendo orador em três eventos e mantendo reuniões bilaterais com empresas, instituições financeiras e homólogos de países como a Argentina, o Canadá e a Arábia Saudita.

Em entrevista à agência Lusa divulgada no domingo, o ministro da Economia considerou que o fórum de Davos “é uma oportunidade muito importante” para promover Portugal junto dos líderes mundiais.

Este ano, o fórum tem como lema “uma liderança recetiva e responsável”, anunciou Klaus Schwab, o fundador desta iniciativa que atrai todos os anos milhares de pessoas a Davos, na Suíça, uma localidade com 12 mil habitantes e situada nos Alpes a uma altitude de 1.550 metros.

Donald Trump toma posse como Presidente dos Estados Unidos na sexta-feira, último dia de debates em Davos, e Anthony Scaramucci, que faz parte da equipa de transição de Trump, será o representante da nova administração no encontro mundial.

Uma delegação da equipa do Presidente cessante dos Estados Unidos, Barack Obama, estará também em Davos, liderada pelo vice-presidente, Joe Biden, e incluindo o secretário de Estado, John Kerry.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fórum Económico de Davos arranca hoje com PM e ministro da Economia presentes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião