Ações da BT afundam mais de 19%

  • Leonor Rodrigues
  • 24 Janeiro 2017

Erros de contabilidade na unidade italiana da empresa de telecomunicações do Reino Unido ditaram perdas expressivas esta manhã.

As ações da BT caíram 19% depois de terem sido detetados erros de contabilidade em Itália — o que obrigou a empresa de telecomunicações britânica a cortar nas suas previsões de resultados para os próximos anos —, ao mesmo tempo que os efeitos do Brexit, que ainda vai ter de ir a votos no Parlamento, já se fazem sentir.

“Estamos profundamente desapontados com o comportamento impróprio que encontrámos [na unidade italiana]”, afirmou o CEO da BT, Gavin Patterson, que acrescentou que os erros foram ainda mais graves do que o previsto em outubro.

A BT esteve esta manhã a desvalorizar mais de 19% para os 308,55 pences, a maior queda desde 1986, de acordo com a Bloomberg. Os problemas contabilísticos da BT italiana foram identificados pela primeira vez em outubro do ano passado. O valor das perdas foi atualizado e o grupo foi obrigado a triplicar o montante das suas provisões. Por causa disso, os resultados no que diz respeito às receitas e ao EBITDA da BT, também vão sofrer um corte no terceiro trimestre de 2016.

Fonte: Bloomberg (Valores em pence)
Fonte: Bloomberg (Valores em pence)

E as más notícias não ficam por aqui: com a possível saída do Reino Unido da União Europeia, alguns clientes da empresa de telecomunicações estão a terminar os contratos com a operadora britânica, devido ao aumento da inflação, o que obrigou a BT a reduzir as suas expectativas em termos de receitas em 17% — de 3,6 mil milhões de libras (4,17 mil milhões de euros) para 3,2 mil milhões (3,7 mil milhões de euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ações da BT afundam mais de 19%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião