La La Land lidera os prémios Óscares com 14 nomeações

  • Lusa
  • 24 Janeiro 2017

O filme, que se estreia esta quinta-feira nos cinemas portugueses está nomeado na maioria das categorias, incluindo melhor filme, realização, argumento original e banda sonora.

O musical “La La Land: Melodia de amor”, de Damien Chazelle, soma 14 nomeações para os prémios Óscares, de cinema, hoje anunciados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

O filme, que se estreia esta quinta-feira nos cinemas portugueses, está nomeado na maioria das categorias dos prémios, incluindo melhor filme, realização, argumento original e banda sonora, tem ainda uma dupla nomeação para melhor canção e para melhor ator e atriz principais, com o par Ryan Gosling e Emma Stone.

la-la-land

“La La Land: Melodia de amor”, um tributo ao cinema de Hollywood, com uma história de amor entre uma atriz e um músico, iguala, em número de nomeações, os filmes “Titanic” (1997) e “Eva” (1950). A BBC recorda que o filme supera as 13 nomeações do musical “Mary Popppins” (1964).

Na categoria de “Melhor realização” estão nomeados Damien Chazelle, Tom Ford (“Animais Noturnos”), Barry Jenkins (“Moonlight”) e Kenneth Lonergan (“Manchester by the sea”) – todos indicados pela primeira vez – e ainda Mel Gibson (“O herói de Hacksaw Ridge”).

Para melhor filme foram nomeados “Primeiro Encontro”, “Vedações”, “O herói de Hacksaw Ridge”, “Hell or High Water – Custe o que custar!”, “La La Land: Melodia de amor”, “Lion – A longa estrada para casa”, “Manchester by the sea” e “Moonlight”.

Somando nomeações, os filmes “Primeiro Encontro” (no original “Arrival”), ‘thriller’ de ficção científica de Denis Villeneuve, e “Moonlight”, drama de Barry Jerkins, estão igualados em oito categorias, enquanto “O herói de Hacksaw Ridge”, de Mel Gibson, soma sete.

Tanto “Manchester by the sea” como “Lion – A longa estrada para casa” seguem com seis nomeações cada.

Arredado das principais categorias, o filme “Silêncio”, de Martin Scorsese, está indicado apenas para o Óscar de melhor fotografia.

A disputar o Óscar de melhor ator principal estão Ryan Gosling, Casey Affleck (“Manchester by the sea”), Andrew Garfield (“O herói de Hacksaw Ridge”), Viggo Mortensen (“Capitão Fantástico”) e Denzel Washington (“Vedações”).

Na categoria de melhor atriz estão Isabelle Huppert (“Ela”), Meryl Streep – nomeada pela vigésima vez com “Florence, uma diva fora de tom” -, Natalie Portman (“Jackie”), Ruth Negga (“Loving”) e Emma Stone.

Para melhor filme estrangeiro, em língua não inglesa, estão nomeados “Toni Erdman” (Alemanha), “Under sandet” (Dinamarca), “En man som heter Ove” (Suécia), “Tanna” (Austrália) e “O vendedor” (Irão).

“Vaiana”, “Kubo e as duas cordas”, “Ma vie de Courgette”, “Zootopia” e “A tartaruga vermelha” estão nomeados para o Óscar de melhor filme de animação.

A 89.ª cerimónia dos Óscares está marcada para 26 de fevereiro, em Los Angeles, com apresentação de Jimmy Kimmel. Os Óscares são atribuídos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

La La Land lidera os prémios Óscares com 14 nomeações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião