Trump congela plano ambiental que protege americanos da poluição

  • Ana Luísa Alves
  • 25 Janeiro 2017

Foram congelados os contratos de proteção ambiental da agência EPA, a pedido da administração do presidente norte-americano. Mas este congelamento é para sempre? Há mais questões por responder.

A Environmental Protection Agency (EPA) congelou todos os contratos, a pedido da administração de Trump, e impediu os seus empregados de falar sobre o assunto em público ou para a imprensa. A notícia foi avançada pela ProPublica, que se dedica ao jornalismo de investigação, e publicada também pelo Huffington Post e pela Business Insider, que alegam ter recebido informação da EPA que chegou de forma anónima.

A principal função da EPA é proteger os americanos de gases poluentes, presentes no solo, ar e água. Grande parte desse trabalho acontece através de empresas privadas contratadas para o efeito pela EPA, como as entidades que verificam a qualidade dos solos e da água.

A Business Insider tentou contactar a agência norte-americana para confirmar a veracidade da informação, bem como para confirmar um relato de que o presidente Donald Trump tinha impedido a agência de financiar a sua própria ciência mas, até ao momento, ainda não obteve resposta.

Há perguntas que ainda estão por responder: o congelamento destes contratos atinge os 6,4 mil milhões de dólares em contratos ativos que a EPA tem neste momento a decorrer? Este congelamento é temporário ou definitivo? Os projetos feitos pela EPA, daqui para a frente, sofrerão alguma alteração? Mas a administração do mais recente presidente eleito ainda não deu qualquer resposta.

Tal como a Business Insider já tinha noticiado, este tipo de agências fornece informação relevante para cientistas e para quem trabalhe com assuntos relacionados com as alterações climáticas. Mas, segundo avança o site norte-americano, a presidência de Trump é pouco sensível a estes temas, e tem agido com alguma hostilidade para com a EPA.

“Eles estão a tentar congelar contratos para terem a certeza de que nada acontece se eles não quiserem que aconteça. Portanto querem garantir que quaisquer regulações ou contratos estabelecidos daqui para a frente, serão olhados primeiro por eles.

No Huffington Post é ainda possível ler que a administração de Trump deu instruções à EPA para que apagasse a página web relativa ao clima, segundo dois empregados referiram à Reuters, para acabar com as iniciativas levadas a cabo pelo presidente norte-americano anterior, Barack Obama. A página web em questão contém informação com pesquisa e dados acerca do aquecimento global, bem como detalhes sobre as emissões de gases poluentes para a atmosfera. Ainda assim, “desapareceu” da web esta quarta-feira de manhã.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump congela plano ambiental que protege americanos da poluição

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião