Toyota cede primeiro lugar no pódio das vendas de carros à Volkswagen

As vendas da Toyota desaceleraram no ano passado, mas a fabricante japonesa continua a registar mais do dobro dos lucros da Volkswagen.

A Toyota perdeu o título de maior fabricante automóvel do mundo para a Volkswagen. Ao fim de quatro anos de liderança da Toyota, a fabricante alemã voltou ao primeiro lugar das vendas mundiais, com 10,3 milhões de carros vendidos em todo o mundo no ano passado, um crescimento de 3,8%. A empresa japonesa cresceu apenas 0,2% e vendeu 10,2 milhões de carros vendidos em 2016.

A penalizar a Toyota estiveram as vendas do sedan Camry, que ficaram aquém do esperado no mercado norte-americano, bem como a desaceleração das vendas na China, justifica a Bloomberg. A Volkswagen, por seu lado, conseguiu aumentar as vendas na China, onde vendeu perto de três milhões de carros.

Por outro lado, a Toyota poderá ter de enfrentar, nos próximos tempos, uma ainda maior desaceleração do mercado norte-americano, numa altura em que Donald Trump está a pressionar as fabricantes automóveis para que produzam e invistam nos Estados Unidos, e não importem ao México, sob ameaça da criação de um imposto especial de 35% para as importações do México.

A Toyota planeia investir 10 mil milhões de dólares nos Estados Unidos ao longo dos próximos cinco anos, mas quer também construir uma base de produção do Corolla no México, intenção que já foi criticada por Trump. A Volkswagen, por seu lado, tem uma exposição menor ao mercado norte-americano.

Apesar do abrandamento das vendas, a Toyota continua à frente da Volkswagen num indicador de peso, nota a Bloomberg: os lucros da empresa japonesa são mais do dobro do que os da Volkswagen. Segundo os dados recolhidos pela agência financeira, no primeiro semestre do ano fiscal de 2017 (período que terminou em setembro do ano passado), a Toyota reportou lucros de 9 mil milhões de dólares. Já a Volkswagen tinha, no semestre terminado em setembro de 2016, lucros acumulados de 3,9 mil milhões de dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Toyota cede primeiro lugar no pódio das vendas de carros à Volkswagen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião