Galp produziu mais 68% petróleo no quarto trimestre

A produção de petróleo da Galp acelerou no final do ano passado para um total de 82,7 mil de barris por dia, com a subida do preço da matéria-primas a reforçar níveis de exploração petrolífera.

A Galp fechou o ano de 2016 a todo o gás. A produção de petróleo da energética nacional acelerou 67,9% para um total de 82,7 mil barris por dia no quarto trimestre, um desempenho que permitiu tirar melhor partido da subida generalizada dos preços do ouro negro nos mercados internacionais.

cropped-3-S-Vicente-1-Alto-2
Unidade flutuante de armazenamento e transferência de petróleo em S. Vicente, no Brasil.DR

Os dados constam da informação preliminar prestada na manhã desta terça-feira ao mercado e mostram já alguns dos efeitos na evolução da cotação do barril de petróleo do acordo da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em relação à estabilização do mercado. O preço médio do brent, referência para as importações nacionais, disparou 12,7% para os 49,3 dólares nos últimos três meses do ano passado face ao mesmo período de 2015. Atualmente, o brent está a negociar acima dos 55 dólares.

Ainda assim, nem tudo foram boas notícias para a Galp no final do ano passado. A petrolífera nacional viu a margem de refinação de referência para a indústria cair 3,4% para 3,9 dólares por barril e também as vendas de produtos refinados a clientes diretos recuaram 2%.

A Galp apresenta contas apenas a 21 de fevereiro. Os analistas sondados pela Bloomberg antecipam uma queda de 27% do lucro para 466 milhões de euros em 2016. Até setembro, os lucros recuaram 26% para 361 milhões de euros.

As ações da Galp cedem 4% desde o início do ano, transacionando nos 13,62 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp produziu mais 68% petróleo no quarto trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião