Plano de recapitalização vai deixar Caixa “mais sólida”

O novo presidente do banco público deixa claro que "há que cumprir aquilo a que nos comprometemos com a Direção-Geral da Concorrência".

O plano de recapitalização desenhado por António Domingues vai permitir à Caixa Geral de Depósitos (CGD) “ser mais sustentável, ser mais sólida e ficar com melhores rácios de capital“, acredita Paulo Macedo.

No dia em que visitou agências da CGD, o novo presidente do banco público deixou claro que “há que cumprir aquilo a que nos comprometemos com a Direção Geral da Concorrência“. E isto inclui a rescisão com dois mil trabalhadores até 2019. “O conselho de administração que entrou há dois dias irá analisar quais são os aspetos do plano [de reestruturação]. Mas há compromissos já estabelecidos e não faz sentido que as sucessivas administrações estejam sempre a alterar os compromissos do Estado”, sublinhou.

No fim, acredita, “os clientes ficarão muito satisfeitos de ter uma Caixa mais sólida, mais estável e mantendo a sua liderança”.

Para o seu mandato, Paulo Macedo traça como “grandes objetivos macro” garantir a “confiança e credibilidade” da CGD, manter o “papel decisivo na atividade das empresas“, “continuar a ser os melhores na área do crédito à habitação” e assegurar as necessidades de “segmentos de clientes muito importantes”, como os universitários e os seniores. Tudo isto “a par da solidez e de uma reestruturação em termos das políticas de risco e de crédito, que permita à Caixa avançar de forma sólida e rentável”.

O plano de recapitalização definido por António Domingues, que já está a decorrer, será implementado em várias fases e prevê uma injeção de capital de 5,1 mil milhões de euros. Questionado sobre se este montante será suficiente, Paulo Macedo não tem ainda uma resposta. “Em dois dias não lhe garantirei nada desse assunto. Parece-me um plano bastante robusto. Parece-me, sobretudo, que é um plano que já foi aprovado, submetido, partilhado com diversos stakeholders e, nesse sentido estamos confiantes de que é um bom plano para a Caixa“, disse apenas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plano de recapitalização vai deixar Caixa “mais sólida”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião