Grécia vai precisar de menos ajuda do que o previsto

  • Lusa
  • 19 Fevereiro 2017

A previsão é de Klaus Regling, o diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade: a Grécia pode vir a precisar de menos apoio do que estava inicialmente previsto no terceiro programa de resgate.

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, tem agora mais um motivo para sorrir.© European Union, 2016 / Fotografia: Yorgos Karahalis

O diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), Klaus Regling, prevê que a Grécia venha a precisar de menos ajuda do que estava inicialmente estimado no terceiro programa de resgate, apesar da complexa situação financeira do país.

“Ultrapassámos já a metade do período de três anos previsto para o programa e até agora pagámos cerca de 32.000 milhões de euros”, afirma Regling, em declarações ao diário Bild, que serão publicadas na edição de segunda-feira, mas que foram hoje divulgadas.

Segundo o diretor do MEDE, até ao final do programa de assistência financeira à Grécia, em agosto de 2018, serão necessários “claramente menos créditos” do que inicialmente se calculou como máximo, estabelecido nos 86.000 milhões de euros. Regling argumenta que as necessidades de capitalização dos bancos gregos são menores do que o estimado e que a situação da Grécia evoluiu melhor do que o previsto.

Estas declarações precedem a reunião de segunda-feira dos ministros das Finanças da zona euro, o Eurogrupo, para abordar a situação da Grécia. Atenas e os seus parceiros internacionais vão para a reunião sem ter conseguido um consenso para que os técnicos da Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE), MEDE e Fundo Monetário Internacional (FMI) voltem ao país para avaliar se a Grécia cumpriu as condições associadas ao terceiro resgate.

Na zona euro tem sido considerado que não há urgência para alcançar um acordo porque a Grécia tem liquidez neste momento, mas em julho o país terá de pagar 6.257 milhões de euros de vencimento de dívida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grécia vai precisar de menos ajuda do que o previsto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião