Eurogrupo reúne-se hoje em Bruxelas sem perspetiva de novo desembolso à Grécia

  • Lusa
  • 20 Fevereiro 2017

Ministros das Finanças da zona euro reúnem-se em Bruxelas sem perspetivas de acordo com vista ao encerramento da segunda revisão do programa de assistência à Grécia, que Atenas desejava concluir.

O Governo grego ainda não chegou a um entendimento com os serviços técnicos das instituições – Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Mecanismo Europeu de Estabilidade e Fundo Monetário Internacional – que permitam o regresso destes a Atenas numa missão para avaliar se a Grécia cumpriu as condições associadas ao terceiro programa de resgate em curso, pelo que está afastada a hipótese de um acordo ao nível político na reunião de hoje.

Deste modo, os ministros das Finanças da Zona Euro limitar-se-ão a fazer um ponto da situação do programa de assistência à Grécia, que terá de aguardar por março ou mesmo abril, em função dos progressos que realizar no cumprimento das condições impostas pelos seus credores, para receber novo desembolso no quadro da segunda revisão do programa de “resgate” em curso.

Na curta agenda da reunião de hoje do Eurogrupo está incluída uma apresentação, por parte da Comissão Europeia, das recentes previsões económicas de inverno, que, no caso português, abrem caminho ao encerramento, este ano, do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) a Portugal, já que Bruxelas estima um défice de 2,3% em 2016 e uma trajetória sustentável nos próximos anos.

No entanto, uma decisão sobre o PDE só será tomada provavelmente em maio, depois de o Eurostat validar os dados de 2016 e a Comissão emitir as recomendações específicas por país, tendo já em sua posse o Programa de Estabilidade e Crescimento que o Governo de António Costa terá de apresentar entretanto.

Portugal estará representado na reunião de hoje em Bruxelas pelo ministro Mário Centeno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurogrupo reúne-se hoje em Bruxelas sem perspetiva de novo desembolso à Grécia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião