Descobertos sete planetas do tamanho da Terra

• Juliana Nogueira Santos
  • 22 Fevereiro 2017

Estes sete planetas giram em torno de uma estrela anã cujas temperaturas tornam possíveis a existência de água em estado líquido e, consequentemente, de vida.

A NASA anunciou hoje a descoberta de sete planetas de tamanho semelhante ao da Terra e com condições térmicas propícias para a existência de água e o desenvolvimento de vida. É a primeira vez que são encontrados tantos planetas semelhantes ao nosso no mesmo sistema.

Estes planetas giram em torno da Trappist-1, uma estrela anã 2.000 vezes mais fraca que a nossa, formando um sistema que se encontra a 40 anos-luz do Sistema Solar. Os seus tamanhos divergem entre 25% mais pequeno que a Terra e 10% maior.

Um dos cientistas envolvidos na descoberta, Michaël Gillon, afirmou que estes são pontos essenciais para se colocar a hipótese da existência de água e de vida: “A estrela é tão pequena e tão fria que os sete planetas têm temperaturas amenas, o que significa que pode ter água em estado líquido e talvez vida”, declarou este ao The Guardian.

Esta descoberta vem aumentar a esperança em torno da existência de vida fora do nosso sistema, com os cientistas envolvidos a afirmarem que dentro de dez anos conseguiremos saber se de facto existe em algum destes planetas uma forma de vida. Para já, estes, em conjunto com os dados obtidos através da sonda Spitzer, vão focar-se e perceber se estes têm atmosferas ou não.

Descobertos sete planetas do tamanho da Terra