Quer crédito para a casa? Agora há um comparador

A procura por crédito à habitação está a aumentar. E os bancos estão cada vez mais disponíveis para concederem empréstimos, como provam os spreads. Qual a melhor oferta? Tem de comparar.

Quem quer casa quer (regra geral) crédito. E os bancos estão dispostos a… emprestar. Numa altura em que as perspetivas económicas do país melhoram, os bancos estão sedentos para conceder financiamento. A concorrência está a aumentar, o que é visível através das sucessivas revisões em baixa de spreads. Mas quem tem a melhor proposta para si? É preciso comparar.

Do ponto de vista dos consumidores que pretendem recorrer ao financiamento bancário para adquirir casa, aquilo que importa é encontrar as condições mais vantajosas. O ComparaJá, uma plataforma de simulação de produtos financeiros, lançou uma ferramenta que poderá ajudar nessa missão. Trata-se de um simulador que permite comparar a oferta de crédito à habitação disponível nas diferentes instituições financeiras que operam em Portugal.

“O crédito à habitação é um produto de bastante relevo em Portugal, já que mais de 60% das famílias vivem em casa própria, sendo que o financiamento bancário assume muita importância nesse âmbito, sobretudo tendo em conta o peso que este tem nos orçamentos das famílias. Este simulador já nos tinha sido muito pedido pelos nossos utilizadores. Pensamos que este é o momento ideal para o lançar.”, explica Sérgio Pereira, diretor-geral do ComparaJá ao ECO.

O novo simulador não oferece uma solução milagrosa, mas pode ser uma ferramenta útil para ajudar a identificar a proposta bancária que poderá ir mais ao encontro do perfil do cliente. Aquilo que a nova ferramenta permite é — assumindo sempre como referência o spread mínimo disponibilizado por cada banco — construir o cenário de crédito pretendido, com base na resposta a questões essenciais como o montante do empréstimo pretendido, o valor do imóvel e o prazo do empréstimo, bem como dados complementares relacionados com a situação profissional, o rendimento e as características do agregado familiar e obter simulações nos diferentes bancos.

Este resultado é ordenado de forma ascendente pelos custos totais do empréstimo no final do prazo, para as diferentes instituições financeiras, sendo apresentadas informações sobre o spread, o indexante, a TAE (taxa anual efetiva), o valor das comissões e os encargos com seguros.

Caso o utilizador assim o pretenda, o ComparaJá devolve um conjunto de cinco ou seis ofertas que se adequam mais ao perfil inserido, podendo ainda fazer a ponte com o banco cuja oferta o consumidor elegeu. Sérgio Pereira, explica que o simulador pretende é “oferecer informação independente e imparcial e não dar recomendações aos clientes” com base nos dados que são disponibilizados nos sites e preçários dos bancos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer crédito para a casa? Agora há um comparador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião