Um guia para a maior feira de turismo do país

Mais de 75 mil visitantes, três mil reuniões de negócios agendadas, quatro mil ofertas de emprego e outras novidade. Assim vai ser a 29.ª edição da BTL.

Está prestes a arrancar a maior feira de turismo do país. Durante cinco dias, de 15 a 19 de março, a Feira Internacional de Lisboa (FIL) vai receber a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Com ela, chegam mais de 75 mil visitantes, milhares de reuniões de negócios, muitas ofertas de emprego e algumas novidades. Ponto por ponto, eis o que se vai passar na BTL.

Mais de 75 mil visitantes em novo ano de recordes

É a 29ª edição da BTL e a organização “prevê superar todas as expectativas”, refere ao ECO Fátima Vila Maior, diretora de áreas de feiras da FIL e responsável pela BTL. “Nestes cinco dias, prevemos ultrapassar os 75 mil visitantes atingidos em 2016, tendo em conta o crescente interesse por parte dos portugueses em viajar mais e também da captação, pela parte dos nossos operadores e do programa de Hosted Buyers, de compradores internacionais”.

O reforço do “papel como a maior feira de turismo em Portugal” vai ser feito num ano em que, provavelmente, vão ser batidos novos recordes. “A tendência aponta claramente para o crescimento dos diversos mercados e da sua contribuição para a economia portuguesa”, aponta Fátima Vila Maior. “Os mercados tradicionais continuam a ser os principais emissores de turistas estrangeiros para Portugal, mas alguns mercados que têm estado a emergir também se têm revelado como potenciais apostas na captação de turistas internacionais”.

Três mil reuniões de negócios

Do lado dos negócios, o programa de Hosted Buyers, que promove o contacto entre as empresas expositoras e compradores internacionais, já conta com cerca de três mil reuniões agendadas e deverá trazer cerca de 400 compradores internacionais.

“Este ano, os hotéis parceiros puderam convidar os compradores internacionais a participarem no programa e, para além disso, foram feitas melhorias na plataforma de agendamento das reuniões que está disponível, pela primeira vez, através de telemóvel”, detalha a responsável da feira.

Quatro mil ofertas de emprego para um setor ainda pouco qualificado

Outro dos focos da edição deste ano vai ser a empregabilidade no setor. A feira vai contar com um espaço dedicado à Bolsa de Empregabilidade em Turismo, nos dias 17 e 18 de março, numa parceria com o Fórum Turismo 2.1, que vai contar com mais de quatro mil ofertas de trabalho. O espaço vai facilitar o contacto entre empresas e estudantes, que poderão esclarecer dúvidas sobre as práticas, desafios e constrangimentos existentes no setor.

O fórum conta, para já, com 25 empresas com ofertas de trabalho disponíveis, entre as quais os grupos Pestana, Vila Galé, Sana, Hoti Hotéis, Sheraton e Accor Hotels.

Fátima Vila Maior lembra que o setor criou mais de 20 mil postos de trabalho de 2015 para 2016, mas reconhece “o desafio da qualificação dos profissionais do setor“. A responsável sublinha que “há que tentar perceber se, de facto, estamos a conseguir formar profissionais qualificados em número necessário tendo em conta o crescimento do turismo” e destaca a importância do investimento na formação.

“Não só porque a área do turismo obriga à adaptação e atualização dos conhecimentos, mas também porque este é um tópico decisivo para a criação de estabilidade empresarial”.

Madeira e Viseu em destaque

A Madeira é o destino nacional convidado deste ano e, por isso, os visitantes da feira vão encontrar várias promoções para o arquipélago.

Viseu é a cidade nacional convidada, pelo “aumento da notoriedade e da reputação” que tem conseguido no mercado interno. Esta é também uma forma de apresentar aos visitantes alternativas às grandes cidades.

Aposta nos adultos de amanhã

Este ano, a BTL conta com uma novidade: o programa Kids Route, através do qual a organização quer dar a conhecer às crianças dos 6 aos 12 anos as várias regiões do país.

“A aposta nas crianças revelou-se essencial, já que estas são os adultos de amanhã e representam o futuro de todos nós. Tal como os outros setores, também o turismo depende dos mais novos para evoluir e continuar a criar propostas de valor que destaquem o nosso país”, explica Fátima Vila Maior.

Entre as atividades que vão ser promovidas pelas entidades regionais de turismo, contam-se jogos tradicionais, jogos de vídeo e interativos, caças ao tesouro, puzzles e quebra-cabeças, para dar a conhecer Portugal aos mais novos.

Espaço para startups e espaço para network

Outras novidades serão os espaços para startups e para network. Nos dias reservados ao público profissional (15 e 16 de março), as startups do setor do turismo vão poder apresentar os seus produtos e serviços e entrar em contacto com alguns dos principais operadores do mercado nacional e internacional. Em parceria com o Turismo de Portugal, a BTL vai ainda apresentar cerca de 30 startups dedicadas a projetos turísticos. No fim de semana, os visitantes poderão conhecer estas ideias no espaço dedicado ao empreendedorismo.

A BTL vai ainda contar com um novo espaço de network, o BTL Village, que também irá funcionar nos dias exclusivos para profissionais. O espaço foi criado, sobretudo, para empresas fora do setor do turismo, como seguradoras, bancos e consultoras, que queiram marcar presença na feira.

Dos 2,5 aos cinco euros

A feira decorre de 15 a 19 de março, mas só estará aberta ao público em geral a partir de dia 17 (os dois primeiros dias são exclusivos para os profissionais).

Os bilhetes custam cinco euros para o público em geral e dez euros para os profissionais. Para jovens, estudantes e seniores, o custo é de 2,5 euros, e gratuito para crianças até aos dez anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um guia para a maior feira de turismo do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião