Turismo representa um terço dos novos empregos

  • ECO
  • 13 Março 2017

A grande maioria dos novos empregos foi criada na restauração, que já representa 70% do emprego no turismo.

Quase um terço dos empregos criados em Portugal em 2016 dizem respeito a empresas ligadas ao turismo: hotelaria, restauração e agências de viagens.

Em causa estão mais de 27 mil novos postos de trabalho no turismo, de um total de 82 mil empregos criados no país, avança o DN/Dinheiro Vivo. De acordo com dados da Segurança Social, mais de 330 mil pessoas descontam para esta indústria, o que significa um aumento de 9,1% face ao ano anterior.

A grande maioria dos novos empregos (mais de 19 mil) foi criada na restauração, que já representa 70% do emprego no turismo. Aqui, o negócio beneficiou da descida do IVA de 23% para 13% e do aumento do consumo das famílias.

Já o alojamento — com mais 4.433 empregos — conta com novo impulso através do arrendamento de curta duração e a abertura de novos hotéis, nomeadamente em Fátima, para receber a visita do Papa Francisco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo representa um terço dos novos empregos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião