Banca prepara plano B para calcular a Euribor

Bancos europeus já pensam em alternativas à proposta para calcular a taxa Euribor com base nas transações reais. Decisão deverá ser conhecida no dia 4 de maio.

Os bancos europeus estão preocupados com as mudanças propostas para o cálculo da Euribor. A fórmula proposta pode não funcionar pois apresenta insuficiências graves, pelo que os bancos já pensam em alternativas para calcular esta taxa que é amplamente utilizada como indexante para vários produtos financeiros, incluindo os créditos à habitação.

O que acontece é que o plano para determinar a Euribor com base nas transações reais (em vez de ser indicada pelos bancos) está a revelar-se problemático. Mas não há operações suficientes que permitam definir esta taxa interbancária e outras soluções estão a ser consideradas, adiantaram várias fontes à Bloomberg.

O European Monetary Markets Institute, uma organização não lucrativa criada pelos bancos, tem previsto uma apresentação em privado junto do regulador nas próximas semanas, numa sessão em que vai apresentar os resultados do teste ao método proposto. De acordo com a agência, ainda não foi tomada uma decisão final e o grupo de bancos pode sempre avançar com o plano original.

Este instituto tem vindo a trabalhar nos últimos três anos numa fórmula para calcular as Euribor, depois das exigências dos ministros das Finanças do G-20 e dos bancos centrais, na sequência dos casos de manipulação destas taxas que os bancos usam para emprestar dinheiro entre si.

Em princípio, uma decisão quanto ao futuro da Euribor deverá ser anunciada no dia 4 de maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca prepara plano B para calcular a Euribor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião