Instabilidade política ou social é o principal receio das empresas portuguesas

  • ECO
  • 16 Março 2017

Para as empresas portuguesas, a instabilidade política ou social, os ataques cibernéticos, a concorrência, a crise financeira e os ataques terroristas são as principais ameaças que podem enfrentar.

As empresas portuguesas consideram que o principal risco que enfrentam em 2017 é o da instabilidade política ou social, seguido dos ataques cibernéticos, da concorrência, da crise financeira e dos ataques terroristas, segundo um estudo divulgado esta quinta-feira.

No estudo da consultora Marsh ‘A Visão das Empresas Portuguesas sobre os Riscos 2017’, mantém-se na liderança o mesmo risco do ano passado: a instabilidade política ou social, que desceu, no entanto, entre os dois anos, um ponto percentual, de 48% para 47%.

“De destacar a elevada subida no top do risco ataques cibernéticos, passando a ocupar a segunda posição em vez da quinta”, refere o estudo que abrangeu cerca de 150 empresas em Portugal de vários setores de atividade.

Segundo a Marsh, a gestão de riscos, nos últimos anos, tem vindo a assumir um papel de maior relevância para as empresas portuguesas: “As percentagens das que admitem dar pouca ou nenhuma importância à gestão de riscos tem estabilizado ou diminuído ligeiramente”. Contudo, acrescenta, “apenas 35% afirma ser elevada e 46% afirma que dá suficiente importância à gestão de riscos”.

Relativamente ao valor orçamentado para a gestão de riscos nas empresas, segundo as respostas ao estudo da Marsh, 2% das empresas inquiridas diz que este valor diminui, 16% afirma não saber e 28% admite que aumentou. A maioria, equivalente a 54%, afirma que estabilizou, conclui.

“Continua a ser fundamental que as organizações em todo o mundo, e em particular as empresas portuguesas, se foquem nos riscos globais e emergentes e que testem a eficácia das suas medidas de mitigação dos riscos, por forma a não comprometerem a continuidade dos seus negócios, através ou decorrente de uma perda inesperada”, conclui a consultora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Instabilidade política ou social é o principal receio das empresas portuguesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião