10 países onde o otimismo reina no presente

  • ECO
  • 16 Março 2017

Se tivesse de responder a uma questão sobre a situação atual de Portugal, o que diria? Esse desafio foi colocado a cidadãos de vários países. Veja aqui uma fotogaleria com o top 10 dos otimistas.

Numa altura em que o populismo continua a desbravar terreno por todo mundo, mesmo com a resistência da Holanda, importa saber onde há descontentamento com o momento presente e onde existe otimismo. A consultora internacional Brunswick questionou mais de 40 mil pessoas de 26 países diferentes — Portugal não fez parte do estudo — para perceber quais são os países com a melhor perceção do presente e aqueles onde o pessimismo reina.

Os piores resultados estão na Itália com 85% dos inquiridos deste país a considerarem que a atualidade não está a correr nada bem, numa altura em que o Governo está instável e a banca corre perigos. Segue-se o Brasil — afetado pela turbulência popular devido ao impeachment de Michel Temer, mas também pelo efeito dos Jogos Olímpicos — e outros dois países europeus: Espanha e França.

Em média, neste inquérito, 51% dos inquiridos considera que o seu país está bem atualmente, contra 47% que considera que não, restando 2% de indecisos. No topo dos países mais otimistas face ao presente estão os Emirados Árabes Unidos (92%), Suíça (87%), China (85%), Índia (83%) e Singapura (78%). E na Europa não está tudo mal: países como a Suécia, Holanda e Dinamarca têm cidadãos satisfeitos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

10 países onde o otimismo reina no presente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião