Probe.ly recebe 100 mil euros da Caixa Capital

  • Marta Santos Silva
  • 16 Março 2017

A startup que encontra vulnerabilidades em aplicações web volta a ganhar milhares, desta vez ao vencer o prémio Caixa Empreender Award 2017.

Um financiamento de 100 mil euros, sete startups e uma vencedora: a Probe.ly ganhou esta quarta-feira o financiamento da Caixa Capital, ao vencer o concurso Caixa Empreender Award 2017. A startup de segurança informática para aplicações web já tinha recebido 75 mil euros em dezembro, quando venceu o Lisbon Challenge.

O Caixa Empreender Award, organizado pela sociedade de capital de risco da Caixa Geral de Depósitos, a Caixa Capital, trouxe sete finalistas à Culturgest esta quarta-feira onde as startups podiam fazer as suas pitch para receberem um investimento de 100 mil euros, num evento onde participaram cerca de 50 startups.

A Probe.ly, vencedora do investimento, dedica-se à segurança informática das apps. Através de uma espécie de sonda (daí o nome da empresa, “probe”, que é a palavra inglesa para sonda), consegue entrar nas aplicações web para identificar vulnerabilidades na programação que possam pôr em risco a informação dos utilizadores. Ao Saldo Positivo, plataforma informativa da CGD, o CEO Nuno Loureiro resumiu: “Algo que nos distingue é o facto de a nossa ferramenta estar orientada para programadores, em que é disponibilizada ajuda sobre como corrigir as vulnerabilidades encontradas”.

A empresa foi criada em abril de 2016, embora a ideia tenha começado a ser desenvolvida há seis anos entre Nuno Loureiro e os outros cinco membros da equipa. Já tinham recebido um financiamento de 200 mil euros, vindo da Bright Pixel, e 75 mil euros da Caixa Capital no concurso Lisbon Challenge, promovido pela Beta-i.

Para vencer os 100 mil euros da Caixa Capital, a Probe.ly derrotou seis outras startups: a KIDE, dedicada à venda de roupa infantil, a UpHill, que desenvolve software para a área da saúde, a Faarm, que identifica a proveniência dos alimentos, a Eat Tasty, um serviço de entrega ao domicílio de comida caseira, a Dart, com o seu kit super eficiente de deteção de salmonela, e a NeuroPsyCAD, com software para a área da psiquiatria.

O Caixa Empreender Award foi também palco, na Culturgest, em Lisboa, de conversas entre representantes das diferentes aceleradoras e incubadoras de startups portuguesas, assim como de palestras de empresas como a Microsoft. O comissário europeu Carlos Moedas também participou, com uma intervenção sobre o impacto dos startups na política.

Notícia corrigida às 10:50 de 17 de março: Onde se lia Bixtel Pixel, deve ler-se Bright Pixel. Corrige ainda a atividade da Probe.ly, que é centrada nas aplicações web e não para smartphone, e a altura em que começou a ser desenvolvida a ideia para o projeto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Probe.ly recebe 100 mil euros da Caixa Capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião