Ackman “profundamente” arrependido com “erro” na Valeant que custou quatro mil milhões

Depois de perder quatro mil milhões de dólares com o investimento na Valeant, o investidor assumiu parte das culpas pelo "enorme erro". Também responsabiliza a farmacêutica na compra falhada da Salix.

William “Bill” Ackman, fundador e presidente da Pershing Square Capital ManagementAndrew Harrer/Bloomberg

Bill Ackman está “profundamente” arrependido pelo seu investimento na Valeant Pharmaceuticals, um “enorme erro” que custou ao seu fundo quatro mil milhões de dólares.

Na sua carta anual aos investidores do seu fundo Pershing Square Holdings, Ackman disse que a culpa não era exclusivamente sua. Culpou a Valeant por ter pago um preço demasiado elevado pela Salix Pharmaceuticals em 2015. Ainda assim, assumiu a sua parte de responsabilidades pela avaliação errada que fez da administração da Valeant e da sua estratégia agressiva.

“Claramente, o nosso investimento na Valeant foi um enorme erro”, escreveu o investidor-ativista. “Lamentamos profundamente este erro, que custou a todos nós um montante tremendo, e que danificou o historial de sucesso na nossa empresa”, referiu Ackman.

"Claramente, o nosso investimento na Valeant foi um enorme erro. Lamentamos profundamente este erro, que custou a todos nós um montante tremendo, e que danificou o historial de sucesso na nossa empresa.”

Bill Ackman

Fundador e presidente da Pershing Square Capital

A Valeant já perdeu cerca de 95% do seu valor em bolsa desde que atingiu máximos em agosto de 2015. A 13 de março, o fundo Pershing Square Capital Management anunciou a venda da sua posição na farmacêutica canadiana com uma perda de quatro mil milhões de dólares (cerca de 3,72 mil milhões de euros).

A desvalorização da Valeant acentuou-se sobretudo depois da compra da Salix por 11,1 mil milhões de dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ackman “profundamente” arrependido com “erro” na Valeant que custou quatro mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião