5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados
A semana arranca com a divulgação da taxa de desemprego na Zona Euro, em fevereiro. Já em Lisboa os investidores prometem estar atentos ao rumo do PSI-20, depois de este ter superado os 5.000 pontos.
No pontapé de saída da semana mas também do mês bolsista será relevante acompanhar aquele que será o rumo da bolsa nacional, mas também das ações europeias após um março que sobressai pelos fortes ganhos bolsistas. A nível internacional, as palavras de vários responsáveis dos bancos centrais, mas também da diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, prometem chamar as atenções. Isto no dia em que na Europa será conhecido o rumo da taxa de desemprego da Zona Euro no mês de fevereiro.
PSI-20 brilha em março. Como entra no novo mês?
O índice de referência da bolsa nacional acaba de ter o melhor março desde 2006, um desempenho positivo que foi particularmente notório nos últimos dias do mês. As últimas sete sessões foram o mais extenso ciclo de subidas desde agosto do ano passado, num período marcado pela OPA da EDP à sua participada EDP Renováveis. Será que na primeira sessão de abril, o índice bolsista luso dará continuidade ao seu recente bom desempenho?
Como vai o emprego na Europa?
Depois de se saber na sexta-feira que a inflação na Zona Euro desacelerou em fevereiro, o Eurostat arranca a semana a divulgar os dados sobre o desemprego relativos ao mesmo mês na área do euro. De acordo com uma sondagem da Bloomberg junto de economistas, em fevereiro a taxa de desemprego ter-se-á situado nos 9,5%, apresentando uma ligeira melhoria face aos 9,6% registados na região no mês anterior. A confirmar-se será um sinal positivo para a economia europeia. Hoje também serão divulgados dados sobre o índice Markit para a produção industrial na Zona Euro.
Banco de Portugal divulga conjunto de indicadores sobre a dívida
O Banco de Portugal anuncia nesta segunda-feira diversos indicadores relacionados com a dívida pública. Na sua base de estatísticas serão divulgados números sobre a dívida das administrações públicas relativos ao final de 2016. Para o mesmo período serão também conhecidos dados sobre as capacidades/necessidades líquidas de financiamento da economia. No dia anterior a ser apresentada oficialmente a nova nota de 50 euros, o banco central português também divulga o relatório anual de emissão monetária, onde será possível conhecer as atividades do banco relacionadas com a emissão de notas e moedas bem como os indicadores mais relevantes sobre o numerário em Portugal.
O que têm a dizer os responsáveis dos bancos centrais?
Esta segunda-feira é marcada por declarações públicas de diversos responsáveis dos bancos centrais dos dois lados do Atlântico, onde poderão ser dadas novas pistas sobre o rumo da política monetária. Na Europa, Benoit Coueré, membro do conselho executivo do Banco Central Europeu fala numa conferência que decorre em Paris. No outro lado do Atlântico, o presidente da Reserva Federal de Filadélfia, Patrick Harker, fala numa conferência sobre Fintech, enquanto o homólogo de Richmont, Jeffrey Lacker será orador num evento que assinala o primeiro século da Reserva Federal.
Lagarde fala sobre sobre produtividade e da economia
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) fala nesta segunda-feira sobre o abrandamento do crescimento da produtividade a nível global. Neste evento que poderá ser acompanhado online através do Twitter e do Facebook (@AEI e @AElecon), Christine Lagarde, irá falar sobre um novo estudo do FMI que explica as razões para o abrandamento do crescimento da produtividade global e onde são delineadas as políticas que podem colocar a economia global rumo a um crescimento mais rápido. A ocasião poderá ser assim uma boa oportunidade para ter mais pistas sobre a evolução da economia a nível mundial.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados
{{ noCommentsLabel }}