EDP vai usar 800 milhões da venda da Naturgas para reduzir dívida

  • ECO
  • 8 Abril 2017

A EDP vendeu em março a rede de gás natural que operava em Espanha por 2,591 mil milhões de euros, valor que representa uma mais-valia de 700 milhões.

Dos quase 2,6 mil milhões que a EDP encaixou com a venda da Naturgas, 800 milhões vão servir para reduzir dívida. O número é avançado por António Mexia, presidente executivo da energética, em entrevista ao Dinheiro Vivo e à TSF.

"Soubemos fazer aquilo que era necessário no momento certo, ajustámos o nível de investimento, soubemos fazer vendas de ativos, às vezes minoritários, outras vezes na totalidade.”

António Mexia

Presidente executivo da EDP

“Soubemos fazer aquilo que era necessário no momento certo, ajustámos o nível de investimento, soubemos fazer vendas de ativos, às vezes minoritários, outras vezes na totalidade”, disse Mexia na entrevista, referindo-se ao período de 2012, quando “o mercado estava fechado para toda a gente em Portugal”.

“Foi o que fizemos agora com a Naturgas, numa operação que é considerada talvez a mais interessante de toda a Europa neste momento, ou seja, em termos de múltiplos — de quantas vezes conseguimos vender os resultados anuais –, e vamos dedicar 800 milhões à redução da dívida“, acrescenta.

A EDP anunciou a venda da Naturgas, a rede de gás natural que operava em Espanha, a 27 de março, no mesmo dia em que anunciou o lançamento da oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP Renováveis. A venda ficou fechada por 2,591 mil milhões de euros, valor que representa uma mais-valia líquida de cerca de 700 milhões de euros.

Além de ajudar a reduzir a dívida, o montante arrecadado com esta venda vai servir para financiar a OPA à Renováveis, que poderá custar 1,3 mil milhões de euros à casa-mãe.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP vai usar 800 milhões da venda da Naturgas para reduzir dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião