REN aumenta capital para comprar unidade de gás à EDP

Depois da venda da Naturgas em Espanha, EDP alienou agora a EDP Gas à REN, que vai aumentar capital em 250 milhões de euros para financiar o negócio.

A REN RENE 0,00% comprou a atividade de gás natural à EDP, numa operação que avalia a EDP Gás em 532,4 milhões de euros, comunicou a gestora da rede elétrica nacional à CMVM. Para financiar a operação, a empresa liderada por Rodrigo Costa anunciou um aumento de capital de 250 milhões de euros, como parte de uma estrutura de financiamento que inclui ainda o recurso a linhas de crédito.

“A REN vem pelo presente informar o mercado e o público em geral que a sua subsidiária REN Gás celebrou nesta data um contrato para aquisição da totalidade do capital social da EDP Gás e das suas subsidiárias, EDP Gás Distribuição e EDP Gás GPL à EDP Iberia”, informou a REN, adiantando ainda que o negócio não inclui quaisquer atividades de comercialização de gás natural.

“Deste modo, o comercializador de último recurso de gás natural – EDP Gás, Serviço Universal, S.A. – será excluído do perímetro da EDP Gás antes da concretização da aquisição”, indica a REN.

A operação atribui à EDP Gás, que detém a concessão de distribuição de gás natural em 29 municípios do Norte de Portugal, um enterprise value de 532,4 milhões de euros.

Aumento de capital de 250 milhões e crédito

Para financiar o negócio, a administração liderada por Rodrigo Costa aprovou uma estrutura de financiamento que inclui o recurso a linhas de crédito e a um aumento de capital através da emissão de novas ações da REN. “Tal aumento de capital, a realizar mediante oferta pública de subscrição, com respeito pelo direito de preferência dos acionistas, terá um encaixe de 250 milhões de euros”, diz a gestora da rede elétrica nacional.

Esta transação é uma oportunidade única para a REN atingir uma maior integração infraestrutura doméstica core de gás natural. A transação permite também à REN manter um forte perfil de crédito e financeiro”, diz a REN, acrescentando que a aquisição está sujeita à verificação de um conjunto de condições suspensivas, “entre as quais as habituais aprovações regulatórias”.

"Esta transação é uma oportunidade única para a REN atingir uma maior integração infraestrutura doméstica core de gás natural. A transação permite também à REN manter um forte perfil de crédito e financeiro.”

REN

CMVM

Para a EDP, a alienação da empresa portuguesa de gás surge depois do negócio de 2.600 milhões de euros com a venda da Naturgas em Espanha, numa operação que vai servir para financiar a Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a EDP Renováveis e ainda para baixar a dívida.

A EDP Gás detém a segunda maior rede de distribuição de gás em Portugal, com uma rede de 4.640 quilómetros, tendo atingido um EBITDA de 48,5 milhões de euros.

As ações da REN fecharam inalteradas nos 2,92 euros.

REN não mexe

(Notícia atualizada às 18h46)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

REN aumenta capital para comprar unidade de gás à EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião