Lucro da REN cai 0,3% para 52,8 milhões de euros no primeiro semestre

  • Lusa
  • 26 Julho 2018

A empresa justifica os valores como penalizados pelo aumento das amortizações e também pelo imposto extraordinário sobre o setor energético.

O lucro da REN caiu 0,3% no primeiro semestre deste ano, face a igual período de 2017, para 52,8 milhões de euros, divulgou esta quinta-feira a gestora das redes energéticas.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a REN adianta que “o resultado líquido recorrente atingiu 78,4 milhões de euros, um montante 3% inferior ao resultado do período homólogo do ano anterior”.

A Redes Energéticas Nacionais (REN) explica que “estes valores foram penalizados pelo aumento das amortizações (nove milhões de euros) decorrente da integração dos ativos de distribuição de gás natural“.

Além disso, “os resultados foram ainda penalizados pelo imposto extraordinário sobre o setor energético (25,4 milhões de euros em 2018), que elevou a taxa efetiva de imposto para 39%”, prossegue a REN, salientando que o resultado financeiro (-27,3 milhões) “atenuou estes efeitos, apresentando uma melhoria de 0,2 milhões de euros, e beneficiou da queda sustentada do custo médio da dívida, que atingiu 2,3%”.

No período em análise, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) cresceu 4% (9,7 milhões de euros), para 252,4 milhões de euros.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Lucro da REN cai 0,3% para 52,8 milhões de euros no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião