Trambolhão em Londres arrasta bolsa lisboeta

A marcação de eleições antecipadas no Reino Unido para junho pesou no sentimento dos investidores. Em Lisboa foram sobretudo as energéticas que ditaram a queda de quase 1% do PSI-20.

A bolsa nacional retomou a negociação após a pausa da Páscoa com um sentimento amargo. O PSI-20 terminou a sessão desta terça-feira a perder perto de 1%, com a maioria dos títulos que o compõem no vermelho. O índice bolsista nacional acompanhou as perdas registadas na Europa, num dia em que trambolhão da bolsa de Londres ditou o sentimento nos mercados acionistas europeus. Tudo por culpa da primeira-ministra britânica, Teresa May, que marcou eleições antecipadas para junho deste ano e lançou a incerteza no mercado.

O PSI-20 fechou a sessão a perder 0,72%, para os 4.927,06 pontos, seguindo o deslize de 2,46% do índice de referência da bolsa de Londres, num dia em que o benchmark das ações europeias — o Stoxx 600 — recuou em torno de 1%.

O índice bolsista nacional foi pressionado pela queda dos títulos do setor energético, num dia em que apenas três das suas cotadas conheceram ganhos: o BCP (+0,34%, para 17,85 cêntimos), o a Mota-Engil (+0,57%, para os 2,30 euros) e as unidades de participação do Montepio Geral (+1,22%, para os 41 cêntimos).

As cotadas do universo EDP e a Galp Energia acabaram por pesar no sentimento da praça lisboeta. As ações da EDP recuaram 0,98%, para os 3,13 euros, enquanto as da sua participada EDP Renováveis deslizaram 0,24%, para os 6,94 euros. Já os títulos da petrolífera perderam 0,27%, para os 14,53 euros. A Galp Energia aumentou a produção de petróleo e as vendas de energia de gás e eletricidade no primeiro trimestre. Mas isto não foi suficiente para animar as ações, que acabaram por acompanhar o rumo das cotações do petróleo nos mercados internacionais. O “ouro negro” chegou a desvalorizar mais de 1% na sessão desta terça-feira.

A queda das ações da Jerónimo Martins também pesou no sentimento que se viveu a praça lisboeta. As ações da retalhista liderada por Pedro Soares dos Santos recuaram 1,26%, para os 16,51 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trambolhão em Londres arrasta bolsa lisboeta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião