PIB angolano cresceu entre 0,1% e 0,6% no ano passado

  • Lusa
  • 23 Abril 2017

Governo angolano espera forte aceleração do crescimento para este ano, mas o FMI não está tão otimista.

O Produto Interno Bruto de Angola cresceu entre 0,1% e 0,6% no ano passado, disse o ministro das Finanças de Angola, Archer Mangueira, à agência Lusa em Washington, argumentando que quase não houve investimento público.

“Estivemos a discutir com o FMI a aferição desses números. Estamos no início do segundo trimestre, período em que esses dados são tornados definitivos, mas será entre 0,6 e 0,1%”, disse o ministro.

O responsável, que está em Washington para participar nas reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, disse ainda que o défice orçamental do último ano ficará entre os 3,6 e os 4%. “É o número que se tem estado a encaixar entre as contas orçamentais apuradas pelo tesouro nacional e pelo FMI, não há grande disparidade”, disse.

O governante atribui o fraco crescimento à ausência de investimento público causada pela crise petrolífera. “Entre 2014 e 2016, o país praticamente não realizou investimentos. A atividade produtiva paralisou. A economia petrolífera teve uma crise, não só devido ao preço [do barril de petróleo], mas também devido a problemas na sua produção, e Angola ainda tem uma economia muito dependente da sua economia petrolífera“, explicou Archer Mangueira.

O Governo angolano prevê, no entanto, uma acentuada subida do crescimento para este ano. O executivo prevê que a economia cresça 2,1% em 2017, apesar de o FMI prever um aumento de apenas 1,2%. O ministro disse que “à medida que a situação no país foi melhorando houve uma maior sensibilidade dos mercados e uma maior captação de recursos de poupança externa para realizar investimentos” que explicam este crescimento.

“Há um conjunto de projetos que já estão em execução, desde o último trimestre de 2016, e que vão prosseguir em 2017. São investimentos bastante significativos, em termos nominais e reais, que vão impulsionar o desenvolvimento e justificar a avaliação do setor real da economia”, garantiu o ministro.

Segundo o responsável, os investimentos serão feitos no setor da energia, das águas, agricultura, estradas, e comunicações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB angolano cresceu entre 0,1% e 0,6% no ano passado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião