Autoridades francesas investigam Peugeot por suspeitas de manipulação de emissões

O grupo que detém a Peugeot e a Citröen é suspeito de ter instalado dispositivos nos motores diesel para manipular as emissões de gases poluentes.

As autoridades francesas abriram investigações ao grupo PSA, que detém as marcas Peugeot e Citröen, por suspeitas de manipulação das emissões de gases poluentes. A notícia é avançada pela agência noticiosa AFP, que dá conta de que a investigação judicial foi aberta esta segunda-feira pelo procurador público de Paris, que recebeu do Ministério da Economia francês um relatório a denunciar estas manipulações. A PSA, liderada pelo português Carlos Tavares, já negou as suspeitas.

As suspeitas das autoridades francesas apontam para que a PSA tenha feito exatamente o mesmo que o grupo Volkswagen admitiu ter feito em 2015: instalou um dispositivo nos motores diesel que permite manipular as emissões de gases poluentes, de forma a que estas fiquem abaixo dos limites impostos pela regulação europeia.

O grupo PSA, por seu lado, refere que ainda não foi notificado da existência desta investigação, garante que cumpre com a regulação europeia e nega a utilização de qualquer dispositivo fraudulento.

A investigação é aberta depois de, em fevereiro, o organismo francês de proteção dos consumidores, o DGCCRF, ter denunciado que, além da Volkswagen, também o grupo PSA, a Renault e a Fiat Chrysler recorrem a este tipo de dispositivos para manipular os níveis de emissões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoridades francesas investigam Peugeot por suspeitas de manipulação de emissões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião