Bancos europeus aliviam condições de crédito às empresas no primeiro trimestre

  • Lusa
  • 25 Abril 2017

O BCE informou que a principal causa para este alívio é o aumento da concorrência entre as instituições financeiras.

A concorrência no mercado bancário levou a uma melhoria nas condições oferecidas pelos bancos da zona euro no crédito que concederam às empresas durante o primeiro trimestre, revelou hoje o Banco Central Europeu (BCE).

Segundo o Inquérito sobre os Empréstimos Bancários na zona euro, conduzido pelo BCE entre 16 e 31 de março a 139 bancos da zona euro, houve uma descida de 2% (em termos líquidos) ao nível das taxas cobradas às empresas, depois de no último trimestre do ano passado ter havido um avanço deste indicador.

O BCE informou que a principal causa para este alívio é o aumento da concorrência entre as instituições financeiras.

No mesmo inquérito, o BCE dá também conta de um recuo nos padrões do crédito à habitação concedido às famílias (-5%) no primeiro trimestre.

Porém, os bancos antecipam que no segundo trimestre haja um ‘endurecimento’ nas condições pedidas para financiar as empresas e uma manutenção dos padrões dos créditos à habitação.

As baixas taxas de juro na zona euro impulsionaram a procura de crédito por parte dos particulares, especialmente no segmento do crédito à habitação.

Já a política de compra de dívida por parte do BCE ajudou a melhorar a posição de liquidez dos bancos, bem como as condições de financiamento no mercado, ao longo dos últimos seis meses.

O BCE conduz trimestralmente este inquérito com o intuito de acompanhar o andamento do mercado creditício.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Bancos europeus aliviam condições de crédito às empresas no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião