Pedro Norton é novo administrador executivo da Fundação Gulbenkian

  • Lusa
  • 4 Maio 2017

Pedro Norton vai integrar o Conselho da Fundação Calouste Gulbenkian a partir de maio, ao lado de Teresa Gouveia, Martin Essayan, José Neves Adelino e Guilherme d'Oliveira Martins.

O gestor Pedro Norton, de 49 anos, é o novo administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, anunciou a instituição esta quinta-feira. A decisão foi tomada, por unanimidade, no primeiro Conselho de Administração plenário presidido por Isabel Mota, que tomou posse na quarta-feira como presidente do Conselho de Administração da Fundação Gulbenkian, sucedendo a Artur Santos Silva.

Pedro Norton foi diretor executivo do Grupo Impresa, onde acompanhou o nascimento da SIC Notícias e a reestruturação do semanário Expresso. “Além das competências de Pedro Norton enquanto gestor, o Conselho de Administração da Fundação Gulbenkian destaca as suas qualidades pessoais e profissionais demonstradas nos vários momentos da sua carreira”, assinala o comunicado da Gulbenkian.

Pedro Norton passa assim a integrar o Conselho da Fundação Calouste Gulbenkian a partir de maio, ao lado de Teresa Gouveia, Martin Essayan, José Neves Adelino e Guilherme d’Oliveira Martins.

De acordo com o comunicado da Gulbenkian, o conselho deliberou também um limite de dois mandatos consecutivos, de cinco anos cada, para os administradores executivos, regra a que já obedecia o presidente da Fundação Gulbenkian, e agora é extensível aos seus administradores.

Na cerimónia da tomada de posse, na quarta-feira, Isabel Mota, 65 anos, primeira mulher a liderar a FCG, disse: “Importa compreender que há novos desafios e, mantendo-se fiel às suas finalidades estatutárias, a Fundação tem de ousar trilhar caminhos novos, como, aliás, sempre o fez no passado”.

A tomada de posse da nova presidente encheu o auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, com convidados como os ex-chefes de Estado Aníbal Cavaco Silva e Jorge Sampaio, o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, e o filósofo Eduardo Lourenço, entre centenas de funcionários da instituição.

“Para mim, este é também o principal desígnio da Fundação – a mais relevante instituição filantrópica portuguesa -, antecipar o futuro e apostar na inovação, ajudando a preparar os cidadãos de amanhã”, sublinhou Isabel Mota, que, na intervenção, reafirmou os três compromissos que assumiu no final do ano passado, quando o seu nome foi anunciado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Norton é novo administrador executivo da Fundação Gulbenkian

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião