Lisboa volta aos ganhos. BCP sobe, mas perde gás

  • Marta Santos Silva
  • 9 Maio 2017

O PSI-20 fechou em alta, acompanhando a tendência dos restantes índices europeus. O BCP, com resultados melhores do que o esperado, chegou a avançar mais de 5%.

Depois da descida ligeira após as eleições francesas, as bolsas voltaram aos ganhos, animadas pela vitória clara de um moderado em França. A bolsa nacional seguiu a tendência das restantes praças num dia em que o grande destaque foi para o BCP que chegou a ganhar mais de 5%. O banco perdeu gás, mas conseguiu fechar em alta.

O índice de referência nacional subiu 0,34% para os 5.250,31 pontos, chegando a tocar máximos de 2015. Avançou à boleia do desempenho positivo do banco liderado por Nuno Amado que chegou a ganhar um máximo de 5,74% para 23,75 cêntimos, mas acabou por aliviar dos ganhos, ainda que tenha fechado a subir.

Os títulos da instituição subiram 0,85% esta terça-feira, após uma sessão em alta, para os 23 cêntimos. O dia muito positivo foi marcado pela apresentação de resultados melhores do que se esperava, com um aumento dos lucros para 50 milhões de euros no primeiro trimestre. A qualidade dos ativos também foi destacada pelos analistas que falaram ao ECO.

A EDP, a EDP Renováveis e a Galp Energia também deram o seu contributo positivo para os ganhos da bolsa, isto num dia em que Sonae, Semapa e Ibersol apresentaram os melhores desempenhos. A Sonae subiu 1,25% para os 98 cêntimos, a Semapa ganhou 2,21% enquanto a Ibersol, que entrou há pouco para o índice, avançou 2,10% para os 14,60 euros.

A cair no PSI-20, a Mota Engil, que perdeu 1,99% para os 2,61 euros, assim como a Novabase, os CTT e a Corticeira Amorim, que perderam todas menos de um ponto percentual nesta sessão.

Na Europa, as principais praças mostraram-se verdes, com subidas em Paris e Frankfurt. O Stoxx 600 subiu 0,51% para os 396,05 pontos, no dia em que o índice que mede a confiança dos investidores através da volatilidade das ações no Stoxx 50 caiu para o melhor valor desde meados de março deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa volta aos ganhos. BCP sobe, mas perde gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião