Mais 20 estações no metro? Em 2009, PS propunha quase 30

  • ECO
  • 12 Maio 2017

Assunção Cristas apresentou uma proposta para construir mais 20 estações no metro de Lisboa, mas a ideia não é nova. Em 2009, o Governo de José Sócrates propôs um plano com 28 novas estações.

Assunção Cristas quer 20 novas estações na rede do metro de Lisboa, mas a ideia não é nova. Como escreve o Diário de Notícias esta sexta-feira, e já antes o Jornal de Negócios, o Governo de José Sócrates fez uma proposta de expansão do metro com mais 28 estações, a esmagadora maioria coincidentes com as que a líder do CDS sugeriu esta semana.

A principal diferença está em quatro estações que Assunção Cristas agora propõe e que não estavam no plano de Sócrates: Santo Amaro, Ajuda, Belém e Algés. Em contrapartida, outras estações desaparecem, dando um total de seis estações a menos.

O plano do tempo de Sócrates, apresentado por Ana Paula Vitorino a 2 de agosto de 2009, previa um investimento de 2,5 mil milhões de euros, a ser concretizado entre 2010 e 2020, e recebeu o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, liderada, na altura, por António Costa, recorda o Negócios. O DN estima que o plano de Cristas custe 2,2 mil milhões, com base no custo aproximado de 100 milhões de euros por estação.

Nem vale a pena referir que o plano das quase 30 estações, apresentado por Ana Paula Vitorino em 2009, não chegou a avançar. Nessa altura tinha sido concluído a extensão entre Alameda e São Sebastião e, depois disso, só se verificaram os prolongamentos do Oriente ao Aeroporto e da Amadora à Reboleira.

A proposta de alargamento do metro, datada de 2009, ainda se encontra disponível no site do metro de Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais 20 estações no metro? Em 2009, PS propunha quase 30

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião