Bankia e BBVA são os preferidos na corrida ao Popular

  • Rita Atalaia
  • 17 Maio 2017

Três bancos mostraram-se interessados na compra do Banco Popular. Mas há duas instituições que melhor se posicionam para ficarem com o banco espanhol: Bankia e BBVA estão na frente da corrida.

A operação de venda do Banco Popular está a andar a todo o vapor. Depois de ter terminado o prazo para a apresentação de ofertas, já há dois preferidos nesta corrida. Bankia e BBVA são os que melhor se posicionam para ficar com o banco espanhol. Quem ficar com o Popular conseguirá a liderança no mercado em Espanha.

De acordo com o jornal Cínco Dias (conteúdo em espanhol / acesso livre), várias fontes avançam que até o ministro da Economia, Luis de Guindos, encorajou cinco bancos espanhóis a apresentarem uma oferta inicial ao banco liderado por Emilio Saracho. Santander, BBVA e Bankia demonstraram interesse no Banco Popular. Por outro lado, o CaixaBank e o Sabadell acabaram por abandonar esta corrida. Mas, neste momento, apenas o BBVA e o Bankia parecem, segundo o jornal, dispostos a comprar o Popular.

O CaixaBank está concentrado no português BPI e não está interessado em comprar o Popular, segundo várias fontes. O Sabadell, por seu lado, está dedicado a integrar o britânico TSB. O Bankia também está envolvido numa fusão com o BMN. Mas a dimensão deste banco espanhol é tão reduzida que consegue fazer as duas operações ao mesmo tempo, caso decida fazer uma oferta numa segunda fase. Notícias que estão a animar as ações do Banco Popular: os títulos sobem perto de 2%.

Ações do Popular estão a recuperar

Fonte: Bloomberg

Em reação oficial, o Popular informou o regulador do mercado espanhol que registou várias manifestações de interesse numa eventual operação de fusão de negócios, sem revelar de onde vieram essas propostas. “Procedeu-se a uma primeira troca de informação com diversas entidades e solicitou-se uma manifestação de interesse preliminar para o dia de hoje para continuar a análise de uma possível operação”, indica o banco liderado por Saracho.

A venda do banco espanhol acontece numa altura em que a instituição liderada por Emilio Saracho está a passar por dificuldades com o elevado volume de ativos tóxicos, sobretudo relacionado com o imobiliário. Na última intervenção junto dos acionistas, Saracho sublinhou que o Popular “está condenado a aumentar o capital” ou então a fundir-se com outro banco. Isto acontece depois de ter apresentado prejuízos históricos de 3,5 mil milhões de euros em 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bankia e BBVA são os preferidos na corrida ao Popular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião