Lisboa vai ter estacionamento a 50 cêntimos fora do centro

  • ECO
  • 29 Maio 2017

Ameixoeira, Pontinha, Areeiro e Pedrouços vão ter parques "dissuasores", com preços simbólicos, para convencer os condutores a não levarem o carro para o centro.

A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) prepara-se para lançar parques de estacionamento de baixo custo fora do centro da cidade, avança, esta segunda-feira, o Público (acesso condicionado). Os quatro parques que para já estão previstos terão um custo “simbólico”, de 50 cêntimos por dia, para os condutores que tenham um título de transporte público.

Ameixoeira (um parque de 500 lugares, que será aberto já em junho), Pontinha (2.000 lugares), Areeiro (300) e Pedrouços (150) são os quatro locais onde serão construídos parques. Para além destes, estão ainda a ser negociados preços mais baratos com as empresas privadas que gerem os parques do Estádio da Luz (800 lugares), do Estádio de Alvalade (200) e do Pingo Doce da Bela Vista (370).

A ideia é dissuadir os condutores de entrarem no centro da cidade, explica ao Público Luís Natal Marques, presidente da EMEL. “Serão sempre parques a preços meramente simbólicos. Por 50 cêntimos por dia, desde que tenha um título de transporte, a pessoa deixa ali o carro e vai para o seu trabalho”, refere.

Estes 50 cêntimos por dia ficam significativamente abaixo do que é cobrado, atualmente, para se estacionar no centro da cidade. Estacionar o carro das 9h às 19h numa zona verde custa um total de oito euros; na zona amarela, passa para 11,20 euros; e na zona vermelha são 16 euros.

Numa fase posterior, a EMEL pretende ainda alargar-se para lá do concelho de Lisboa. “Temos vindo a conversar com a Câmara de Odivelas porque a câmara sente necessidade de fazer o ordenamento do estacionamento no Senhor Roubado. Aquilo é um pandemónio em termos de estacionamento e pediram o nosso auxílio. Será também um parque dissuasor, muitos dos que ali deixam o carro já vão apanhar o metro”, diz Luís Natal Marques.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa vai ter estacionamento a 50 cêntimos fora do centro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião