Bruxelas quer generalizar cobrança de portagens em função da distância na União Europeia

  • Lusa
  • 31 Maio 2017

Tal como se faz em Portugal, a Comissão Europeia quer uniformizar o valor a cobrar nas portagens em função da distância percorrida.

A Comissão Europeia adotou esta quarta-feira um pacote de iniciativas para o setor rodoviário que propõe, entre outras, a generalização da cobrança de portagens em função da distância percorrida, como se faz em Portugal.

A ‘Comissão Juncker’ propõe, nomeadamente, que os condutores de pesados cumpram o tempo de descanso obrigatório semanal — uma pausa de 45 horas após um máximo de seis dias de trabalho — fora da cabine dos camiões.

Neste sentido, os empregadores serão obrigados a providenciar acomodação em condições para os condutores.

O pacote de iniciativas prevê ainda que, para os Estados-membros em que existem portagens, estas sejam cobradas em função da distância percorrida, como é feito em Portugal, e que sejam gratificados os veículos menos poluentes nos impostos de circulação.

O pacote “Europa em Movimento” inclui um primeiro grupo legislativo com medidas para tornar o trânsito mais seguro, para promover uma tarifação rodoviária mais justa, para reduzir as emissões de CO2, a poluição do ar e o congestionamento, para reduzir a burocracia para as empresas, para combater o trabalho não declarado e garantir as condições de trabalho e os tempos de descanso adequados.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas quer generalizar cobrança de portagens em função da distância na União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião