Subsidiária da Cimpor na Argentina prepara entrada em bolsa

  • Lusa
  • 7 Junho 2017

A Loma Negra, subsidiária da Cimpor na Argentina, convocou uma assembleia-geral para preparar a sua oferta pública inicial. Ao mesmo tempo, em Portugal, a cimenteira está com um pé fora da bolsa.

A Cimpor anunciou que a sua subsidiária na Argentina, Loma Negra, convocou uma assembleia-geral extraordinária para preparar uma entrada em bolsa. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Cimpor informa que a operação surge no âmbito das iniciativas de fortalecimento da sua estrutura de capital.

Na agenda de trabalhos da reunião a realizar dia 3 de julho consta assim, segundo a Cimpor, “a promoção de um conjunto de diligências que permitam dotar a Loma Negra dos requisitos necessários para promover uma oferta de capital nos mercados de capitais local e internacionais”. A assembleia-geral extraordinária irá decorrer em Olavarría, em Buenos Aires, na Argentina.

A 26 de maio, a Intercement Austria, detida pelo grupo brasileiro Camargo Corrêa e que controla 95% do capital da Cimpor, convocou também uma assembleia-geral extraordinária para 21 de junho com o objetivo de retirar do mercado a cimenteira portuguesa, que adquiriu em 2012.

Os brasileiros justificam esta decisão com a “elevada concentração do capital social da Cimpor no acionista maioritário subscritor desta proposta [Intercement] e a consequente reduzida dispersão das suas ações pelo público em geral”, que é apenas de 4,9%, bem como os “níveis de transação em mercado pouco significativos” e a ausência da cimenteira dos “principais índices bolsistas”.

Em 2012, a InterCement, empresa da brasileira Camargo Corrêa, subiu a sua posição na Cimpor de 33% para 95%, num investimento de 1,5 mil milhões de euros, em resultado da oferta pública de aquisição (OPA) lançada sobre a cimenteira portuguesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subsidiária da Cimpor na Argentina prepara entrada em bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião