Santander Totta ultrapassa BCP como maior banco privado português após compra do Popular

O Banco Popular Portugal vai ser incorporado pelo Santander Totta, que passa a deter uma quota de mercado de 17%. Torna-se assim o maior banco privado a operar em Portugal em ativos.

A compra do Banco Popular pelo Grupo Santander vai ter impacto não só no desenho do sistema financeiro espanhol como no do português. Para além de o Banco Santander se tornar no maior banco em Espanha, em Portugal, o Santander Totta torna-se no maior banco privado no mercado nacional em ativos.

Em resultado da compra do Popular pelo Banco Santander, a filial portuguesa do Banco Popular será incorporada pelo Santander Totta. Com a passagem dos ativos do Banco Popular de Portugal para o Santander Totta, este torna-se na maior instituição financeira privada a operar em Portugal em termos de ativos, ultrapassando assim o BCP. Juntamente com o Popular, o valor dos ativos passa a ser de 53,9 mil milhões de euros, acima dos cerca de 52 mil milhões de euros do BCP só em Portugal. O BCP tem, no total, ativos, de 71 mil milhões.

Em comunicado, o Santander Totta explica que “passa a deter uma quota de mercado de cerca de 17%, tornando‐se no maior banco privado português em termos de ativos e de crédito e um dos maiores em termos de recursos“. Com esta operação, o Totta, em conjunto com o Popular, passa a deter perto de 39 mil milhões de euros em créditos. Um valor que corresponde a uma quota de mercado de 17,5%, segundo o Santander.

Quota de mercado depois da compra do Popular

Fonte: Santander

No mesmo comunicado, o banco liderado por António Vieira Monteiro, diz ainda que a incorporação da filial portuguesa do Banco Popular irá criar “condições para desenvolver ainda mais a sua atividade de apoio às famílias e empresas portuguesas”.

Relativamente aos clientes e aos cerca de mil colaboradores do Popular Portugal, a instituição liderada por Vieira Monteiro diz que “a decisão hoje tomada garante […] os benefícios da solidez e confiança que são reconhecidos ao Santander Totta”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander Totta ultrapassa BCP como maior banco privado português após compra do Popular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião