Depois das subidas recorde, Montepio já perde quase 50%

  • Rita Atalaia
  • 8 Junho 2017

Os títulos do banco estão em queda há seis sessões consecutivas. Uma desvalorização que já anulou quase 50% dos ganhos conseguidos na semana passada, quando tocou máximos de 2013.

O Montepio MPIO 0,00% está a corrigir há seis sessões consecutivas. O banco liderado por Félix Morgado já perdeu quase 50% desde que alcançou máximos de 2013, quando as unidades de participação começaram a negociar em bolsa. Esta subida deixou muitos pequenos investidores que participaram na oferta pública de subscrição perto de conseguirem anular as perdas acumuladas desde então. Mas a correção que se seguiu afastou esta possibilidade.

Depois de chegarem a mais do que duplicar de valor num curto espaço de tempo, chegando aos 95 cêntimos — tendo encerrado a sessão nos 75,2 cêntimos –, os títulos acabaram por corrigir. As unidades de participação da Caixa Económica Montepio Geral seguem em queda de 5,68% para 53 cêntimos. Ou seja, já perdem 44% desde que tocaram máximos de quase quatro anos. Está avaliado em bolsa em 212 milhões de euros.

Montepio chegou aos 95 cêntimos. Correção tirou quase metade do valor

Fonte: Bloomberg

O volume de negociação também foi perdendo força. Há uma semana, o volume chegou a ser de 800 mil unidades por sessão. Esta quinta-feira, trocaram de mãos apenas 80 mil títulos.

A forte valorização registada fez soar os alarmes no regulador do mercado de capitais, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, que foi interrogando o banco sobre a existência, ou não, de algum facto relevante a comunicar ao mercado. Isto ao mesmo tempo que analisava as transações realizadas com os títulos da instituição.

O Montepio acabou por afirmar que não tinha qualquer informação a revelar. Mas por detrás do movimento estaria a expectativa de que pode surgir, em breve, um novo investidores para a instituição que está prestes a passar a sociedade anónima, abrindo o capital a novos acionistas além da Associação Mutualista. Quem? A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O prospeto para esta transformação de unidades de participação em ações já está entretanto na CMVM.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois das subidas recorde, Montepio já perde quase 50%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião