Universidade do Porto eleita a melhor do país em ranking internacional

A Universidade de Lisboa e a Nova seguem de perto a Universidade do Porto no ranking internacional elaborado por uma consultora britânica. MIT continua a ser a melhor universidade do mundo.

A Universidade do Porto (UP) subiu 22 lugares num ranking internacional que classifica as instituições de ensino superior. Este é o quinto ano consecutivo em que a universidade é a primeira entre as portuguesas, estabelecendo-se no 301.º lugar a nível internacional. A Universidade de Lisboa surge pouco depois no lugar 305, assim como a Universidade Nova de Lisboa no lugar 361. A nível internacional, o pódio é constituído pelas norte-americanas MIT (há seis anos na liderança), Stanford e Harvard.

São sete as universidades portugueses que aparecem no ranking da consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS) que elege as melhores instituições de ensino superior do mundo. Entre as instituições nacionais, à Universidade do Porto (301.º) seguem-se a Universidade de Lisboa (305º), a Universidade Nova de Lisboa (361.º), a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade do Minho.

  • 301.º – Universidade do Porto
  • 305.º – Universidade de Lisboa
  • 361.º -Universidade Nova de Lisboa
  • 401-410 – Universidade de Coimbra
  • 501-550 – Universidade de Aveiro
  • 651-700 – Universidade Católica Portuguesa
  • 651-700 – Universidade do Minho

Ao todo, segundo um comunicado da Reitoria da UP enviado às redações, a Universidade do Porto subiu 42 posições na classificação geral nos últimos cinco anos. A Universidade do Porto diz que o destaque da avaliação feita vai para o nível de reputação académica e de reputação junto dos empregadores. Entre as áreas destacadas estão as ciências da vida e medicina, as ciências naturais, a engenharia e a tecnologia.

“A UP conquista a melhor representação portuguesa no número médio de citações por docente, ocupando o 208.º lugar entre as melhores no panorama mundial”, afirma em comunicado, referindo que “contabiliza um total de 107,859 citações, equivalente ao dobro da média global“. Este ranking da consultora britânica avalia o desempenho de mais de três mil universidades, tendo em conta seis indicadores: a reputação académica, a reputação entre empregadores, a relação entre corpo docente e estudantes, as citações por docentes, os estudantes internacionais e os docentes internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade do Porto eleita a melhor do país em ranking internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião