Impasse de May adia início das discussões sobre o Brexit

  • ECO
  • 12 Junho 2017

Theresa May ganhou as eleições, mas sem maioria parlamentar. Um resultado que deve adiar o início das discussões para a saída do Reino Unido da União Europeia. Este processo deveria começar no dia 19.

O impasse em torno da formação do Governo de Theresa May deve adiar o início das conversações para a saída do Reino Unido da União Europeia. A Comissão Europeia queria que as discussões arrancassem no início da próxima semana, mas isso não deverá acontecer. David Davis, ministro para o Brexit, já alertou que “pode não ser [na próxima] segunda-feira” que estas negociações começam. É que apesar de a primeira-ministra ter vencido as eleições, não conseguiu obter maioria parlamentar. Um resultado que obriga a um acordo com os unionistas irlandeses.

O ministro para o Brexit, David Davis, diz que as discussões vão começar algures na próxima semana. Mas não dia 19 — a data apontada pela Comissão Europeia. De acordo com a Reuters, um responsável europeu afirmou que a equipa da União Europeia responsável pelas negociações está preparada e espera que o calendário possa ser cumprido.

“Depende do Reino Unido formar um Governo e esperamos que isso aconteça rapidamente. Os resultados não devem simplificar a situação, mas, da nossa parte, os preparativos foram feitos. Barnier [o responsável pelas negociações do lado do bloco] está preparado, em conjunto com a sua equipa“, afirma o comissário europeu Johannes Hahn.

"Depende do Reino Unido formar um Governo e esperamos que isso aconteça rapidamente. Os resultados não devem simplificar a situação, mas, da nossa parte, os preparativos foram feitos. Barnier [o responsável pelas negociações do lado do bloco] está preparado, em conjunto com a sua equipa.”

Johannes Hahn

Comissário europeu

David Davis justificou o adiamento das negociações sobre o Brexit com o facto de a data coincidir com a apresentação do programa de política do Governo ao Parlamento. Mas esta apresentação foi entretanto adiada. A BBC avança que este evento vai acontecer alguns dias depois do que estava planeado.

O ministro também afirmou à BBC que o Reino Unido ainda pode sair destas negociações sem um acordo com a União Europeia. “Eles [os Estados-membros da União Europeia] têm os seus interesses, por isso é importante termos a opção — se for o caso — de abandonarmos” as discussões sem um acordo.

Já é conhecido o novo Governo de Theresa May, a primeira-ministra britânica que venceu as eleições desta quinta-feira, mas sem maioria na Câmara dos Comuns e perdendo deputados face à anterior legislatura. Os cinco membros do novo Executivo transitam todo do anterior e mantêm as principais pastas. A informação foi confirmada pelo gabinete oficial da primeira-ministra.

Philip Hammond mantém-se como ministro das Finanças, enquanto Amber Rudd ocupará o cargo de ministra do Interior, Boris Johnson será o ministro dos Negócios Estrangeiros e David Davis continua como ministro do Brexit.

(Atualizado às 15h00 com mais detalhes)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Impasse de May adia início das discussões sobre o Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião