WTI cai mais de 20% desde recorde. Entrou em bear market

  • Rita Atalaia
  • 20 Junho 2017

O WTI, negociado em Nova Iorque, caiu mais de 20% desde que alcançou máximos recorde. Ou seja, entrou em bear market. Queda deve-se aos receios dos investidores em torno dos esforços da OPEP.

O mercado petrolífero entrou em bear market pela primeira vez desde agosto. Isto acontece porque o West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, caiu mais de 20% desde que alcançou máximos recorde. Uma queda que se deve aos receios dos investidores de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) não está a conseguir aliviar o excesso de petróleo que há no mercado.

O WTI terminou a sessão a cair 2,19% para 43,23 dólares. Este valor compara com os 54,45 dólares registados a 23 de fevereiro. Já o Brent, negociado em Londres, recuou 2,05% para 45,95 dólares. Os receios em torno do mercado petrolífero agravaram-se depois de a Líbia ter aumentado a produção, o que contraria os esforços do cartel para reduzir o excesso da matéria-prima.

“Até [os países da OPEP] responderem, vamos continuar a ver [os preços] a cair”, afirma John Kilduff, partner do fundo Again Capital, citado pela Bloomberg. O mercado “tinha muita fé” no acordo da OPEP para reduzir a produção de petróleo, refere ainda Kilduff. Mas este acordo “provou ser pouco eficaz”, remata.

Os EUA também continuam a minar os esforços da OPEP. Na semana passada, o petróleo caiu abaixo dos 45 dólares por barril depois de o Departamento de Energia dos EUA ter dito que as reservas de gasolina aumentaram para o valor mais elevado desde meados de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

WTI cai mais de 20% desde recorde. Entrou em bear market

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião