Índia e Portugal anunciam fundo de quatro milhões de euros para ciência e tecnologia

  • Margarida Peixoto
  • 24 Junho 2017

O primeiro-ministro indiano e o primeiro-ministro português anunciaram este sábado, em Lisboa, a criação de um fundo conjunto para impulsionar a investigação em ciência e tecnologia.

Narendra Modi e António Costa fecharam 11 acordos bilaterais para aprofundar a parceria entre Portugal e a Índia.Tiago Petinga / Lusa 24 junho, 2017

Portugal e a Índia vão criar um fundo conjunto, no valor de quatro milhões de euros, para impulsionar a investigação em ciência e tecnologia, anunciaram os dois primeiros-ministros, este sábado em Lisboa, segundo reporta a Bloomberg. O chefe do Governo indiano está de visita a Lisboa, para aprofundar as relações económicas entre os dois países.

António Costa, primeiro-ministro português, e Narendra Modi, primeiro-ministro indiano, aprofundaram as conversações sobre parcerias na área do combate ao terrorismo, da investigação, do clima e do espaço. Depois de terem assinado 11 acordos bilaterais, os dois responsáveis garantiram ter conseguido nos últimos seis meses progressos substanciais, numa conferência de imprensa conjunta. Já em janeiro António Costa tinha viajado à Índia para melhorar as relações, consideradas “incipientes”, entre os dois países.

As acordos agora assinados preveem cooperação e entreajuda em vários dossiers:

  • investigação espacial;
  • nano tecnologia;
  • dupla tributação;
  • melhoria dos laços culturais;
  • juventude e desporto;
  • ensino superior;
  • investigação científica.

Além disso, foi anunciada a criação de um hub de negócios Portugal-Índia e uma Câmara de Comércio Indiana.

“Tivemos hoje discussões alargadas. A retoma económica e o forte crescimento indiano oferecem oportunidades excelentes para crescermos juntos”, disse Narendra Modi, citado pela Bloomberg. “Os nossos laços económicos continuam a ser reforçados e podemos agora fazer mais pela circulação de bens, serviços, capital e recursos humanos”, somou ainda, lembrando que também haverá cooperação na área do combate ao terrorismo e aos extremismos violentos.

Narendra Modi fez questão de renovar as suas condolências pelas vítimas dos incêndios em Portugal, que já provocaram este ano 64 mortes e mais de duas centenas de feridos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Índia e Portugal anunciam fundo de quatro milhões de euros para ciência e tecnologia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião