Fidelidade atribui 15 milhões de euros a vítimas do incêndio

A seguradora está a responder para já a 80 ocorrências, que vão de particulares a empresas, mas os números podem ainda aumentar.

O valor das indemnizações da seguradora Fidelidade já vai nos 15 milhões de euros. Estão para já identificadas 80 ocorrências, que incluem cinco empresas, seis mortes e dois feridos graves. Algumas situações já estão fechadas e os pagamentos a ocorrer mas o levantamento de danos ainda não está concluído. O Fundo especial criado por várias seguradoras vai atribuir compensações extraordinárias.

Apesar das causas do incêndio ainda não terem sido apuradas, a Fidelidade avança em comunicado que “está comprometida a trabalhar de forma célere para agilizar todo o processo de levantamento de danos e de indemnização das famílias lesadas”. Os constrangimentos no terreno têm sido um obstáculo pelo que o número de ocorrências ainda está em atualização.

Para além da equipa de especialistas que foi mobilizada no domingo passado para Pedrógão Grande, todos os clientes no distrito de Leiria têm sido contactados diretamente pela Fidelidade. A empresa entra ainda no Fundo Especial de 2,5 milhões de euros angariados entre várias seguradoras presentes em Portugal. Este dinheiro será distribuído pela população afetada seguindo critérios que ainda não foram definidos.

Várias têm sido as empresas a manifestar e operacionalizar o apoio às vítimas dos incêndios das últimas semanas. As papeleiras Navigator e Altri juntaram um milhão de euros para doar aos afetados. Vários bancos criaram contas solidárias, como a CGD, o BCP e o Totta, embora tenham lucrado inicialmente com a ajuda através da cobrança de comissões, que a CGD e o BCP acabaram por devolver aos clientes. Mais recentemente, a Lusiaves contribuiu para a recuperação da tragédia com a oferta de 50 postos de trabalho em duas das suas unidades e a doação de 200 quilos de ração para os animais agrícolas.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fidelidade atribui 15 milhões de euros a vítimas do incêndio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião