Transporte aéreo em alta. Tráfego aumenta 19% no primeiro trimestre

No primeiro trimestre, os aeroportos portugueses aumentaram o tráfego em 18,6%. Os restantes meios de transporte movem-se no mesmo sentido apesar da velocidade mais moderada.

Houve mais passageiros a viajar em Portugal no primeiro trimestre de 2017: quer no ar, quer em terra. A grande subida foi a bordo dos aviões, cuja afluência aumentou 18,6% em termos homólogos. Mas o metropolitano e o comboio também aceleraram em relação ao primeiro trimestre de 2016. Além de pessoas, as mercadorias transportadas também são mais.

Os passageiros que escolheram voar para viajar aumentaram 18,6% em relação ao ano anterior: uma subida mais tímida do que os 20,3% registados no último trimestre de 2016, mas ainda assim a variação mais acentuada entre os meios de transporte, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Lisboa liderou com um crescimento de 21,2% no movimento de passageiros, que ascenderam aos 5,2 milhões, mas o aeroporto da Madeira destacou-se no número de aeronaves, que aumentaram 16,9% homologamente.

O comboio recebeu 6,2% mais passageiros e o metropolitano 12,4%. Nos comboios, o transporte suburbano é o que tem mais peso: 89,1%. Registou-se ainda assim uma quebra em fevereiro, compensada pelos restantes meses. No metropolitano, os aumentos foram consistentes ao longo dos meses, com Lisboa à frente: aumentou 14,4%, seguida pelos 8% do Porto e do Metro Sul do Tejo.

Já o transporte de passageiros no Tejo, foi a única travessia fluvial a crescer no primeiro trimestre (6% em termos homólogos). Contudo, além do número de passageiros, nestes primeiros três meses aumentaram também as reclamações no Portal das Queixas : dispararam 167% no primeiro trimestre, com as empresas de transportes e logística entre as três categorias mais criticadas.

As mercadorias também se distribuíram pelas estradas, linhas ferroviárias e embarcações sempre em quantidades superiores ao período homólogo. Nas estradas circularam mais 11,2% de toneladas, que viraram os pratos da balança: no terceiro e quarto trimestres de 2016 estavam em queda. Já as linhas de comboio não registaram grandes aumentos, apenas 0,6% — mais positivos do que a queda de 4,4% do último trimestre de 2016.

Também os portos receberam mais 11,4% de mercadorias, superando os 8,1% trimestre anterior. Das 3.273 embarcações que pararam nos portos nacionais, 3.058 foram de mercadorias. O porto de Aveiro esteve na frente da frota, com um aumento de 18% no movimento total de mercadorias, sobre os 20,4% dos últimos três meses de 2016. Sines ficou pouco atrás, com um crescimento de 17,2% que vem acumular com os 23,2% e 21% dos trimestres anteriores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transporte aéreo em alta. Tráfego aumenta 19% no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião