5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Rita Atalaia
  • 30 Junho 2017

O foco dos investidores vira-se para os dados económicos. Desemprego em Portugal, a inflação na Zona Euro e o PIB no Reino Unido em destaque, assim como os dados da Baker Hughes sobre o petróleo.

A agenda dos investidores está preenchida com dados económicos. Desde a taxa de desemprego em Portugal, passando pela inflação na Zona Euro e ao crescimento da economia do Reino Unido. Mas o foco vira-se ainda para o mercado petrolífero, que pode ficar sob pressão depois de serem revelados os números para a produção norte-americana.

Queda do desemprego nacional é para continuar?

O Instituto Nacional de Estatísticas confirma esta sexta-feira a taxa de desemprego para abril, que se deve manter nos 9,8%. É o valor mais baixo desde fevereiro de 2009. A entidade deverá também apresentar as estimativas provisórias para o mês de maio. O Governo já fez saber que espera que a taxa de desemprego se mantenha abaixo dos 10% este ano, graças a uma evolução “muito positiva” que irá verificar-se ao longo de todo o ano, com uma “forte criação de emprego”.

Inflação na Zona Euro volta a testar BCE

Os preços na Zona Euro devem voltar a desacelerar em junho. Os analistas consultados pela Bloomberg estimam que a inflação tenha recuado para 1,2%, em comparação com 1,4% no mês anterior. E esta tendência não deve mudar nos próximos meses, acrescentam os analistas. Um cenário que vai permitir que o Banco Central Europeu ganhe tempo antes de sinalizar em setembro que vai começar a sair da política de alívio monetário em 2018.

Subir juros no Reino Unido? Investidores à espera do PIB

O governador do Banco de Inglaterra sinalizou que o comité de política monetária britânico vai ter de aumentar a taxa de juro em breve. É por isso que os olhos dos investidores viram-se esta sexta-feira para os dados sobre o produto interno bruto do Reino Unido. Embora o gabinete de estatísticas deva confirmar um crescimento de 0,2% no primeiro trimestre, a Bloomberg refere que o maior destaque será dado ao relatório sobre o setor dos serviços. Estes dados mostram de que forma o maior setor na economia se comportou no segundo trimestre.

Rating de Espanha vai a exame da Moody’s

A Moody’s, uma das quatro principais agências de notação, tem na sua agenda o rating de Espanha. A agência poderá rever a notação do país vizinho, depois de a economia espanhola ter crescido 0,8% nos primeiros três meses do ano. Apesar desta recuperação, a Moody’s — que atribui um rating Baa2 e uma perspetiva estável — já deixou o alerta de que o país continua a enfrentar desafios devido à falta de ímpeto na implementação das reformas e défice orçamental elevado.

Baker Hughes revela dados sobre petróleo

O petróleo recuperou nos mercados internacionais, após o anúncio de uma quebra nas reservas norte-americanas. Mas a cotação da matéria-prima pode voltar a ficar sob pressão. Como é habitual, a Baker Hughes vai divulgar quantas plataformas petrolíferas estão a funcionar nos EUA. Se o número voltar a aumentar, os preços do “ouro negro” podem aproximar-se novamente dos 40 dólares por barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião