Embraer de Évora nas asas dos dez aviões vendidos em Paris

A Embraer fechou a venda de dez aviões no Paris Air Show cujas asas são "made in Portugal". Cada um vale quase 60 milhões de euros. Conheça o E195-E2, o modelo que pôs Portugal na rota de Paris.

A Embraer saiu do Paris Air Show em trajetória ascendente: as vendas acordadas chegaram aos 583,5 milhões de euros com as dez encomendas do modelo E195-E2. As asas destes aviões comerciais vão ser fabricadas em Évora e deverão estar prontos a descolar em 2019.

A Embraer apresentou quatro aeronaves no Paris Air Show, que cobriram todos os segmentos: o Legacy 450 para o mercado executivo, o KC-390 para a defesa e os ERJ 145 e E195-E2, dirigidos ao mercado comercial. Todos eles são em parte fabricados em Portugal exceto o ERJ 145, mas neste evento, a estrela foi mesmo o novo E2. Este modelo conquistou dez encomendas.

 

A Embraer Metálicas, uma unidade localizada em Évora, produz atualmente os revestimentos das asas do E190-E2. A Embraer explica que, uma vez que as asas do E190-E2 são muito semelhantes às do novo E195-E2, a fábrica de Évora ficará encarregue desta parte da produção das dez aeronaves encomendadas.

No vídeo da exibição aérea do Paris Air Show 2017, pode ver-se este modelo comercial e ainda o KC-390, cujo revestimento das asas e a deriva vertical e estabilizador horizontal da causa também são produzidos em Évora, na Embraer Metálicas e Embraer Compósitos.

Em relação a este modelo também já foram anunciados outros negócios, embora não tenham sido fechados no Paris Air Show. Pelo menos cinco unidades de KC-390 serão vendidas ao Estado português, por um valor ainda em negociações. Estas aeronaves vêm substituir os Hércules C-130 na frota da Força Aérea portuguesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Embraer de Évora nas asas dos dez aviões vendidos em Paris

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião