5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Rita Atalaia
  • 6 Julho 2017

Por cá, chega ao mercado a OPA que a EDP lançou à EDP Renováveis. Lá fora, o foco vira-se para os discursos de responsáveis do BCE, mas também da Fed. Destaque ainda para o mercado petrolífero.

Os investidores vão ter vários eventos na agenda, tanto no mercado nacional como internacional. Por cá, chega ao mercado a oferta pública de aquisição (OPA) que a EDP lançou à subsidiária EDP Renováveis. Os investidores têm agora até ao início de agosto para darem ordem de venda. Lá fora, o foco vira-se para os discursos de dois responsáveis do Banco Central Europeu e um da Reserva Federal dos EUA. Do outro lado do Atlântico, destaque ainda para os dados sobre o mercado laboral norte-americano e a produção de petróleo.

OPA à EDP Renováveis chega ao mercado

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aprovou o prospeto da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela EDP sobre a EDP Renováveis. Três meses depois do anúncio, o regulador deu luz verde à operação, mantendo a contrapartida nos 6,75 euros (deduzindo os cinco cêntimos distribuídos em dividendos). A OPA chega ao mercado esta quinta-feira. A oferta decorrerá entre as 8h30 horas do dia 6 de julho de 2017 e as 15h00 do dia 3 de agosto de 2017, podendo as respetivas ordens de venda ser recebidas até ao termo do deste prazo.

Investidores atentos a discursos do BCE…

Jens Weidmann e Ewald Nowotny, dois dos responsáveis do Banco Central Europeu, vão falar sobre o futuro do euro. Uma discussão que vai decorrer no banco central da Áustria. Os investidores vão analisar cada palavra dos membros do banco central, à procura de pistas sobre o futuro da região e da política monetária. Isto depois de Mario Draghi ter defendido que é preciso persistir na política monetária, pedindo prudência nos ajustamentos das medidas e mostrando-se confiante na recuperação da Zona Euro.

…mas também de um responsável da Fed

Do outro lado do Atlântico, o foco vira-se para um discurso do governador da Reserva Federal dos EUA Jerome Powell. Um evento que acontece depois de as minutas da mais recente reunião do banco central terem mostrado que os responsáveis da Fed consideram que é necessário continuar a aumentar as taxas de juro para haver estabilidade financeira, apesar de ainda estarem preocupados com a evolução de curto prazo da inflação e da economia norte-americana.

Como vai o mercado laboral dos EUA?

No dia mesmo em que um dos responsáveis da Fed pode dar pistas sobre a política monetária, será apresentado um relatório relativamente ao mercado laboral dos EUA: os pedidos de subsídio de desemprego. Este é um dos indicadores que os membros do banco central liderado por Janet Yellen analisam quando têm de tomar decisões de política. Quanto mais forte estiver o mercado de trabalho, maior será a probabilidade de a Fed avançar com uma subida das taxas de juro.

Petróleo em queda. WTI mais perto dos 45 dólares

As cotações do “ouro negro” voltaram a ficar sob pressão. O petróleo caiu para perto dos 45 dólares por barril, depois de a Rússia ter dito que se opõe a qualquer proposta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo para agravar os cortes na produção. E podem descer ainda mais esta quinta-feira assim que o Departamento de Energia dos EUA revelar os números para as reservas de energia. Se mostrarem um aumento da produção no outro lado do Atlântico, os preços da matéria-prima devem agravar as quedas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião